Nosso jeito de se relacionar | O cuidado vive aqui
“Existe uma diferença substancial entre uma
operadora de cunho mercantilista e aquela que
tem uma preocupação maior com a responsabilidade
social. Isso para nós é um diferencial”
(Emilson Ferreira Lorca)
Temos cinco diretores
A política de portas abertas, que permeia toda a nossa cooperativa, também faz parte da rotina dos diretores e favorece aos colaboradores acompanharem as nossas decisões e atividades. Por isso mesmo, todas as deliberações e os arbítrios são feitos com a participação da Diretoria.
Por sermos uma cooperativa de segundo grau, temos como foco principal representar as Unimeds do estado, as quais são cooperativas de primeiro grau. Pensamos em oferecer soluções que otimizem ou auxiliem suas atividades. Por isso, participamos de 36 iniciativas externas de instituições como a Unimed do Brasil, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, dentre outras entidades que representam as causas relacionadas à Saúde Suplementar.
de organizações como Unimed do Brasil, Agência Nacional de Saúde Suplementar, dentre outras setoriais.
Toda boa relação começa pelo respeito, por isso, ele é primordial no nosso modo de lidar com as pessoas, sejam elas nosso público interno, clientes institucionais, fornecedores, parceiros, cooperados, entre outros. Este compromisso se reflete por meio das nossas práticas e políticas internas.
Desde 2016, quando lançamos o nosso Código de Conduta corporativo, realizamos treinamentos com mais de 90% dos colaboradores e 100% dos novos contratados. Assim, há discussão de temas como ética, moral, comportamentos cotidianos, implicações na marca e definição da nossa forma de tratar as pessoas e o mundo. Além disso, somos signatários do Pacto Contra Corrupção, configurando na lista Empresa Limpa do Instituto Ethos.
Em 2018, tínhamos a meta de aprofundar a discussão da ética em nossa organização por meio da formação de um Comitê de Conduta e um canal exclusivo de comunicação com o público, principalmente, o externo.
Ao final do ano, ainda não estava completo o nosso objetivo, bem como hoje, a realização de um novo treinamento via EAD, que já está disponível no Portal Unimed. Contudo, em função do momento vivido pelas Unimeds do estado, nos concentramos no fortalecimento das nossas cooperativas, redirecionando estes objetivos para 2019 e 2020.
Apesar disso, as discussões sobre a melhoria do relacionamento não saíram do nosso radar e, por isso, implantamos, em outubro de 2018, o movimento de aculturamento organizacional, Jeito de Cuidar Unimed. Este movimento se propõe a realizar mudanças estruturais, comportamentais e emocionais para valorização do indivíduo, com atenção às suas emoções, sentimentos, desejos, medos e personalidade.
Este é mais um compromisso para os próximos dois anos, completar um plano de 121 ações que pretendem tornar a vida das pessoas melhor, seja dentro ou fora da cooperativa. Somos movidos por esse propósito e estimulamos nossos 218 colaboradores a entregarem no dia a dia esse valor à mesma medida em que o recebem.
Atualmente, 100% dos nossos colaboradores CLT estão contemplados em acordos coletivos estabelecidos entre a cooperativa e o sindicato laboral.
Temos em nosso radar o relacionamento que realizamos com os colaboradores, entidades de classe, Agência Nacional de Saúde Suplementar e todo o Sistema Unimed, que impacta e é atingido por nossas atividades. Com eles nos relacionamos continuamente para mapear os pontos de melhoria da gestão. Nesta relação, surge ainda mais um ator, o cliente, que embora não seja diretamente ligado ao nosso negócio, tem a nossa intermediação na solução de diversas questões assistindo as cooperativas estaduais na qualificação deste relacionamento estratégico.
Foi neste movimento, que ao avaliar as variações do intercâmbio, que acontecem sempre que um cliente utiliza o plano fora da localidade da Unimed contratada, além das queixas dos dirigentes das cooperativas em reuniões do Conselho Federativo, em 2018, criamos a Taxa de Intercâmbio de Administradores de Benefícios (TIA).
Trata-se de uma taxa das Unimeds ocasionadas todas as vezes que um cliente utilizar os serviços Unimed por mais de duas vezes, na área de ação de outra Unimed, o que onera o Sistema e causa desequilíbrio nas contas, sobretudo das cooperativas de pequeno e médio porte.
Esta mudança entrou em vigor desde o dia 1º novembro de 2018. Com o monitoramento realizado pela “Plataforma TIA”, foi integrada ao nosso Estatuto Social e validada pela maioria dos representantes do estado, após discussão entre os presidentes e representantes delegados das cooperativas.
Ainda no cuidado com as operadoras fluminenses e os seus clientes e na observação do princípio da precaução dentre os diversos serviços, análises de dados e orientações de demandas oriundas das Unimeds, o acompanhamento das Notificações de Investigações Preliminares (NIPs) está contemplado entre as tarefas executadas pela cooperativa para 19 Unimeds do estado, desde o recebimento da notificação na Agência (recebimento da reclamação), passando por uma análise com base nos normativos do Órgão Regulador, até a sua finalização.
As NIPs são classificadas pela ANS como assistenciais e não assistenciais, dependendo da reclamação, se esta estiver relacionada ou não com a cobertura assistencial do reclamante.
Em levantamento realizado na organização, foi analisado o volume de busca em soluções recebidas nas operadoras, tendo como base a relação entre reclamações na Ouvidoria X reclamações na ANS. Com o resultado, verificou-se que
os beneficiários do estado procuram a agência reguladora antes mesmo de buscar uma solução com a cooperativa.
O relatório sobre essa análise foi apresentado no Grupo Regulatório Estadual, com o objetivo de sugerir maior divulgação da área de Ouvidoria aos clientes, adotando a prática de mencionar a disponibilidade da Ouvidoria no contato que é realizado após abertura da NIP.
Também foi sugerido às Unimeds aderentes da Ouvidoria federativa a padronização do canal de acesso no portal das operadoras e o envio de e-mails marketing para divulgação do serviço, aproximando o cliente das Unimeds atendidas.
Entre as demandas recepcionadas na Ouvidoria, observamos maior incidência de reclamações cujos temas estão relacionados com a cobertura assistencial, a rede credenciada e ao financeiro, conforme percentuais dispostos abaixo:
Assuntos relacionados à dificuldade de marcação/agendamento, falta de prestador, mau atendimento por parte do prestador, descredenciamento de rede, etc.
Assuntos relacionados à dificuldade de marcação/agendamento, falta de prestador, mau atendimento por parte do prestador, descredenciamento de rede, etc.
Todos os assuntos relacionados à prestação do Serviço de
Atendimento ao Cliente
Todos os assuntos relacionados à relação comercial, corretores, carteirinha, contrato, cancelamento, etc.
Assuntos relacionados a reajuste, boletos, cobranças, reembolso, etc
O índice de procura foi inserido no painel de indicadores da Ouvidoria para acompanhamento. Foi observado que, em 2018, os beneficiários ainda buscaram mais a ANS do que as Ouvidorias das operadoras.
Nosso trato com as demais cooperativas do estado é contínuo, mas lançamos sobre essa relação um novo olhar durante a construção do nosso planejamento estratégico. Para isso, consultamos os técnicos e dirigentes das Unimeds em pesquisas online com questionários distintos sobre a satisfação dos serviços oferecidos e avaliação da gestão e expectativas sobre a Unimed Federação Rio, respectivamente.
Os colaboradores da cooperativa também foram importantes nesse processo de engajamento. Sabemos do quanto conhecem nossa realidade organizacional e a moldam todos os dias no cumprimento das suas atividades. Por isso, nosso planejamento estratégico contou com a participação de lideranças, técnicos e operacionais, em consulta realizada pela UnaEmpattika, consultoria contratada para a condução deste trabalho.
Ainda falando sobre os colaboradores disponibilizamos outros canais contínuos de comunicação
Desde 2009, recebe sugestões, elogios, criticas, denúncias e reclamações para melhorar o relacionamento junto à cooperativa. Por meio do canal são realizadas as tratativas das questões levantadas pela área de Gestão de Pessoas, que repassa à Diretoria Administrativa para chancelar as resoluções. Todo o plano de ação da ferramenta é revisto, periodicamente, pela alta gestão.
O resultado das comunicações é devolvido para o corpo funcional, anualmente, durante o Encontro com a Diretoria, evento que reúne diretores e colaboradores.
Temos o compromisso em responder às demandas de modo transparente, mas com o cuidado de não expor ninguém, já que as mensagens podem ser anônimas. Uma forma de responder é informar o status das demandas, classificados como implantado, em andamento e sem aprovação pela Diretoria. Além disso, todas as vezes quando não é possível atender, informamos as justificativas técnicas e financeiras e o que ficou sem respaldo, mas que possa ser considerado pela cooperativa. O material é reproduzido com todas as informações em nossa rede interna e fica disponível para todos os colaboradores.
A informação da nossa área de Gestão de Pessoas mostra que temos um corpo funcional composto em sua maioria por contratos celetistas, mas abrimos caminho também para que profissionais em formação ingressem na organização e sejam desenvolvidos não apenas tecnicamente, mas em valores.
Fornecedores
FORNECEDORES LOCAIS | 2017 | 2018 |
R$ 70 mil | R$ 79 mil | |
FORNECEDORES NÃO LOCAIS | R$ 14 mil | R$ 15 mil |
Na cadeia de fornecedores tivemos algumas mudanças importantes como a ampliação da rede de prestadores, onde foi contratado novo prestador de serviço, o Grupo Fleury de laboratórios de análises clínicas e imagem, e a substituição do laboratório de genética pelo Laboratório Diagnósticos Laboritoriais Especializados (DLE), além da alteração da instituição que realiza o transporte aeromédico para as Unimeds fluminenses. Em 2018, o serviço foi oferecido pela UNIAIR.