Apague a luz

“Somos de um segmento diferente da Saúde Suplementar que
concorre conosco. Temos que visar a sustentação do meio
ambiente, zelar pelo equilíbrio e manutenção das partes
interessadas e da responsabilidade social, que não podemos
abandonar de jeito nenhum.” (Emilson Ferreira Lorca)

Ilustração de pessoas se ajudando para trocar a lâmpada
GRI 103-2

Apesar de não nos enquadrarmos em legislações ambientais, as atividades da Unimed Federação Rio seguem diretrizes éticas e responsáveis. Foi com esse olhar que monitoramos as nossas emissões de carbono a partir de eventos realizados, energia elétrica, gases de fuga e deslocamento dos colaboradores.

Ilustração de carros emitindo CO2 na cidade

GRI 302-1

Sobre a energia, um dos nossos maiores impactos, já que temos operações 24 horas nos sete dias da semana, foi feita, há dois anos, a substituição de lâmpadas por modelos de led. Em 2018, os aparelhos de ar refrigerado de janela foram alterados por modelos Split inverter, que têm baixo consumo. Com essas iniciativas, foi possível observar uma queda de quase 8% de Kw/h anual.

Vale destacar que nossas instalações não possuem geração de energia, sendo esta comprada
da concessionária local que administra o serviço público do município.

Outra iniciativa que a cooperativa realiza é o monitoramento das emissões. Ainda é um desafio ter uma alternativa para neutralização no Rio de Janeiro, pois as atividades identificadas acontecem fora do local de impacto. Em 2018, começamos a inclusão de monitoramento de eventos, mas permanece como nossa intensão para os exercícios que seguem, monitorar deslocamentos em transportes locados e aéreos.