Os colaboradores
são valiosos e
dedicamos um plano
especial a eles

“O maior manancial de informações e de ideias brilhantes não vem
da Diretoria, vem do corpo de colaboradores”.(Emilson Ferreira Lorca)

GRI 103-2 | GRI 102-16 | GRI 102-43

Sabemos do valor que existe nos nossos colaboradores. Por isso mesmo, dedicamos a eles um espaço importante em nosso planejamento estratégico organizacional 2018/2019.

As metas traçadas para o período têm como objetivo principal buscar a satisfação destes profissionais e contribuem para a manutenção de um ambiente saudável.

GRI 401-3

Toda essa dedicação contribui para a melhoria do clima organizacional e também para a contenção de talentos, exemplo disso, é o retorno percentual de licença maternidade e paternidade, cujos índices foram de 100% ao longo do ano.

 

Para este público, existem na cooperativa algumas práticas de cuidado para que se sintam acolhidos e mais tranquilos quanto ao nosso posicionamento frente a utilização de suas licenças, por meio do Kit Boas Vindas ao Bebê, além da divulgação de informações sobre o nascimento, no Berçário Virtual.




  • Kit Boas Vindas ao Bebê – o kit contém uma cesta com quatro bodies personalizados, dois pacotes de lenços umedecidos, duas toalhinhas personalizadas, uma nécessaire contendo um potinho para recordação do primeiro dentinho, um potinho para lembrança do primeiro corte de cabelo e três potinhos para refil de sabonete líquido, hidratante e shampoo.
  • Berçário Virtual – Com vistas na valorização e integração dos colaboradores disponibilizamos as imagens e informações, como local e data de nascimento, entre outros dados, sobre os filhos recém-nascidos de colegas de trabalho.
  • Auxílio creche – Quando retornam, os profissionais usufruem ainda de auxílio creche com o teto máximo de reembolso de 50% do valor total da mensalidade, limitados a R$650, concedido até o sexto ano de vida dos filhos. Esse investimento, em 2018, contabilizou R$71.470,64 e beneficiou 28 colaboradores.
GRI 401-3

Licenças maternidade e paternidade


GRI401-1

Rotatividade dos colaboradores


GRI 103-2

Acreditamos que as metas previstas no planejamento estratégico da organização, juntamente com as ações do movimento Jeito de Cuidar Unimed, proporcionem redução nestes valores, em 2019.


Desligamentos

voluntários e involuntários

GRI 404-2 I GRI 103-2 I GRI 102-13

Durante 2018, iniciamos uma parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, por meio do programa RecolocaRH. O objetivo é auxiliar as companhias a minimizar os impactos causados por demissões, auxiliando no momento de transição profissional de seus ex-colaboradores. Durante o exercício, convidamos cinco dos colaboradores desligados para participarem do evento.

GRI 102-12 I GRI 102-16  

Em observação à Lei 10.097/2000, desenvolvemos, internamente, o programa Jovens Aprendizes. Contudo, com o compromisso de formar profissionais de qualidade para aproveitamento na própria organização, fazemos parceria com uma das instituições referência local, o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE-RJ).

Como política interna da atividade, os jovens aprendizes são em geral filhos, sobrinhos, netos e afilhados dos colaboradores. Aumentando, assim, a empregabilidade e contribuindo para a renda das famílias dos nossos colaboradores.

Temos compromisso com a vida.
Por isso, cuidamos dos nossos colaboradores com toda a dedicação que merecem.

GRI 103-2

Apesar de não possuir obrigatoriedade de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou comitês, desenvolvemos ações estruturadas para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores por meio do programa

É Tempo de se Cuidar, além de estimular atividades, como a participação em corridas, realiza o acompanhamento ergonômico no ambiente de trabalho.


Circuito ergonômico – Por meio da ergonomia analisamos o perfil de cada colaborador em relação ao seu ambiente de trabalho, com a finalidade de melhorar essa interação, promovenso bem estar e prevenindo doenças ocupacionais.

É tempo de se Cuidar Corrida – Para estimular hábitos saudáveis, disponibilizamos para os colaboradores a inscrição em corridas locais, com desconto parcelado em duas vezes no contracheque.

Quick Massage – Conjunto de técnicas de massagens como shiatsu – método japonês que consiste na manipulação de canais por onde circula a energia vital no organismo, muito utilizado no tratamento localizado de dores de cabeça e coluna vertebral, estresse, insônia, tensão nervosa, além de atuar como coadjuvante contra os mais variados males. Assim como a massagem sueca, que usa óleo aquecido para favorecer o relaxamento dos músculos, reduzir o estresse, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a flexibilidade muscular e diminuir dores de tendões musculares.

Laboral – Ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Pra Viver Melhor – Realizado em parceria com a Unimed-Rio, este programa assessora a cooperativa na prevenção de doenças e melhoria da saúde, por meio do mapeamento do perfil epidemiológico e acompanhamento cardiológico, nutricional e gestacional. Assim, a Unimed Federação Rio contribui com a qualidade de vida dos colaboradores e dependentes, com identificação dos grupos com tendências e hábitos de vida prejudiciais ou que tenham alterações indicativas de patologias.


  • Circuito ergonômico – Por meio da ergonomia analisamos o perfil de cada colaborador em relação ao seu ambiente de trabalho, com a finalidade de melhorar essa interação, promovenso bem estar e prevenindo doenças ocupacionais.
  • É tempo de se Cuidar Corrida – Para estimular hábitos saudáveis, disponibilizamos para os colaboradores a inscrição em corridas locais, com desconto parcelado em duas vezes no contracheque.
  • Quick Massage – Conjunto de técnicas de massagens como shiatsu – método japonês que consiste na manipulação de canais por onde circula a energia vital no organismo, muito utilizado no tratamento localizado de dores de cabeça e coluna vertebral, estresse, insônia, tensão nervosa, além de atuar como coadjuvante contra os mais variados males. Assim como a massagem sueca, que usa óleo aquecido para favorecer o relaxamento dos músculos, reduzir o estresse, melhorar a circulação sanguínea, aumentar a flexibilidade muscular e diminuir dores de tendões musculares.
  • Laboral – Ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
  • Pra Viver Melhor – Realizado em parceria com a Unimed-Rio, este programa assessora a cooperativa na prevenção de doenças e melhoria da saúde, por meio do mapeamento do perfil epidemiológico e acompanhamento cardiológico, nutricional e gestacional. Assim, a Unimed Federação Rio contribui com a qualidade de vida dos colaboradores e dependentes, com identificação dos grupos com tendências e hábitos de vida prejudiciais ou que tenham alterações indicativas de patologias.

Parceria

Saudável

GRI 103-2

Realizamos ainda, anualmente, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é estabelecido por lei, bem como com o mapeamento do perfil epidemiológico da organização. Isto nos possibilita trabalhar as nossas atividades de qualidade de vida com mais assertividade em uma iniciativa conjunta com a Unimed Rio, que proporciona acompanhamento nutricional, prevenção de doenças crônicas, com o projeto coração saudável.

GRI 403-2

Acidente de trabalho

Com um perfil estritamente administrativo de operações, nossos registros de acidente relacionados ao trabalho são comumente baixos, monitorados e tratados para que se evite reincidência.

GRI 103 -2

Investir na formação dos nossos colaboradores é primordial para a manutenção do negócio e prestação de um serviço de qualidade às Unimeds do estado e os seus clientes. Com esse olhar, nosso planejamento estratégico prevê atividades de capacitação e treinamento, tendo em vista também o plano de carreira do corpo funcional.

GRI 404-2 I GRI 404-3

Para auxiliar no cumprimento deste objetivo, aderimos as políticas internas como a de Gestão por Competências, que alcança

Em 2018, TODOS passaram pelo processo.

A partir dos resultados obtidos, é possível realizar o feedback e traçar o Plano de Desenvolvimento individual (PDI), com olhar direcionado para os prazos e as metas individuais.


GRI 103-3

Todo o processo é revisado, periodicamente, pelo Comitê Federativo de Gestão de Pessoas, coordenado pela Unimed do Brasil, cujas alterações são acompanhadas pela cooperativa. Em 2018, com a expansão do movimento do Jeito de Cuidar Unimed, o grupo iniciou o desenvolvimento da competência do cuidado, que deve entrar em vigor em breve.

GRI 404-1

Treinamento

O número de horas investidas em treinamento é 16% inferior ao exercício anterior. Em 2018, finalizamos a capacitação de implantação de Sistemas Operacionais, que vigorou por dois anos consecutivos em uma das nossas Unimeds estaduais.

GRI 103-2

Ainda neste ano, vivemos um período de enxugamento dos recursos financeiros frente a crise conjuntural vivida no país e buscamos alternativas para essa questão. Dentre as quais, podemos destacar a consolidação da aproximação institucional com o SESCOOP/RJ.

Esta relação gerou frutos e contribuiu para que a queda na qualificação do nosso corpo funcional e das outras Unimeds do Rio de Janeiro não fosse ainda mais impactada. O cenário para o próximo exercício, contudo, ainda precisa ser estudado e traçadas ações estratégicas, haja vista os apontamentos de redução de orçamentos destinados ao Sistema “S”.

GRI 404-1

+ de 13 mil horas de treinamento

+ de 15 mil horas de treinamento

Consideramos para fins de cálculo, os treinamentos oferecidos aos colaboradores da Unimed Federação Rio e do Sistema Unimed fluminense.
GRI 404-2 I GR 102-16

Por possuirmos uma rotatividade baixa e um número pequeno de colaboradores em período de aposentadoria, não possuímos nenhum programa voltado para esse fim. Porém, temos a política de valorização, com estimulo à permanência e retenção do capital intelectual. Isso contribui para que os profissionais se mantenham ativos no nosso quadro funcional.

O interesse pela comunidade é um dos nossos valores e também o 7º princípio do cooperativismo.

Eu Ajudo na Lata

Ação é idealizada pela unimed do Brasil e arrecada lacres de latas de alumínio em garrafas pet.

Doação de Sangue

Além dos pedidos para doação de sangue advindos de duas colaboradores, realizamos em parceria com o Hemorio, a coleta na organização.

Protagonismo

Além das iniciativas da organização, contribuímos para que colaboradores desenvolvam eles próprios suas ações.


Eu Ajudo Na Lata

Ação que é idealizada pela Unimed do Brasil e arrecada lacres de latas de alumínio em garrafas pet. Na cooperativa, mobilizou, diretamente, cerca de 38 colaboradores, além das doações anônimas e externas, que proporcionaram a aquisição de duas cadeiras de rodas, doadas para pessoas com deficiência em vulnerabilidade social.


Doação de Sangue

Além dos pedidos para doação de sangue advindos de duas colaboradoras, realizamos, em parceria com o Hemorio, a coleta na organização. Neste exercício, tivemos a presença de 53 voluntários internos e externos e arrecadamos 46 bolsas de sangue, que podem salvar até 184 vidas, em um momento de queda nos bancos de sangue devido ao surto de febre amarela no município.


Protagonismo

Além das iniciativas da organização, contribuímos para que os colaboradores desenvolvam eles próprios suas ações. Em 2018, dois profissionais mobilizaram 81 voluntários em sua empreitada na doação de brinquedos para crianças em vulnerabilidade social.Outro profissional se disponibilizou a realizar ensaios fotográficos a preços populares, cujo valor seria revertido em itens de higiene para idosos e crianças.

GRI 102-44

Em 2017, a cooperativa alcançou 87,4% no índice de satisfação dos colaboradores, contudo, diante de um cenário controverso vivido ao longo de 2018, foram necessários alguns ajustes de despesas e uma redução do quadro. Frente a isso, tínhamos no radar a diminuição deste percentual e voltamos os nossos esforços para alcançar uma meta mínima de 85%. Nosso empenho em cumprir esse objetivo fez com que nossas expectativas fossem superadas, e alcançamos 98% de satisfação, em 2018.