Esse relatório foi
preparado de acordo
com os Standards da
GRI Essencial

“O conjunto das Unimeds do estado tem marchado para
alcançar maturidade. Tivemos uma evolução bastante
significativa. Ainda não é o ideal, mas já entendemos a
importância de manter o equilíbrio e a sustentabilidade do
Sistema Unimed”. (Emilson Ferreira Lorca)

GRI 102-54 I GRI 102-56 I GRI 103-3

“Esse relatório foi preparado de acordo com os Standards da GRI: Opção Essencial” e teve seus números e conteúdos verificados internamente pelos gestores da cooperativa. Os dados contábeis, entretanto, como Demonstrativo Financeiro e Balanço Social, foram alvo também de auditoria externa, pela Bauer, organização de credibilidade no mercado e que realiza nossas auditorias contábeis há 13 anos, cujo parecer encontra-se anexo a este relatório na versão em PDF..

GRI 102-46

Para a definição dos assuntos a serem reportados, utilizamos a consulta pública realizada pela Lanakaná, consultoria em sustentabilidade, no final de 2017. Na edição anterior, iniciamos a transição dos indicadores G4 para a versão Standards, contudo, na conclusão de 2018, tivemos apoio da Iandé Consultoria em Sustentabilidade na sua adequação final, elaboração e levantamento de dados.

A Unimed Federação Rio alinhou com as suas lideranças , quais são os stakeholders com relação de maior efeito à cooperativa e os principais temas de impacto organizacional para a realização da consulta pública online, que foi aplicada, no período entre 6 e 17 de novembro de 2017, e contou com 92 participantes, com representatividade de colaboradores, Sistema Unimed, fornecedores e entidades de classe.

GRI 102-47

O cruzamento das informações coletadas nas consultas interna e pública possibilitou a construção da materialidade da cooperativa e apontou os cinco temas desempenho econômico, energia, geração de emprego e renda, saúde e segurança no trabalho, treinamento e educação.

Os temas ressaltados como relevantes, neste trabalho, foram validados pela Diretoria de Mercado, em 12 de dezembro de 2017.

GRI 102-49

Sobre as priorizações, ocultamos os itens gestão da marca, posicionamento de mercado e reputação e satisfação do cliente, que na metodologia Standards compõem o aspecto de perfil.

GRI 102-46 | GRI 103-1

MATRIZ DE
MATERIALIDADE



Outras Relevâncias

Média relevância