Se ainda não
nos conhecemos,

deixe-nos
apresentar.

Este é o nosso relatório de Gestão e Sustentabilidade
2018. Nestas páginas, você vai conhecer um pouco da
nossa essência, metas e resultados. Fique à vontade e se
tiver qualquer dúvida, manda para gente!

Ícone representativo da nossa missão

NOSSA

MISSÃO

GRI 102-1 | GRI 102-5  

Somos a Unimed Federação Rio, uma cooperativa de segundo grau, fundada há 46 anos com a missão de integrar, representar e promover o desenvolvimento e fortalecimento das 20 outras Unimeds do estado do Rio de Janeiro, das quais 18 comercializam planos de saúde e duas estão em fase de transição para tornarem-se prestadoras.

Ícone representativo da nossa visão

NOSSA

VISÃO

GRI 102-2  

Liderar o Sistema Unimed fluminense na busca pela excelência, sendo referência no modelo de gestão. Para isso, disponibilizamos 92 produtos e serviços às nossas Unimeds estaduais, em assuntos pertinentes a Administrativo e Gestão de Pessoas, Atuarial e Estratégia, Auditoria em Saúde, Central de Relacionamento, Comercial, Comunicação e Marketing, Controladoria, Intercâmbio, Jurídico, Operações e Custos Assistenciais, Ouvidoria, Regulação, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação.

Operadora

Organização que comercializa planos de saúde e tem clientes como beneficiários

Prestadora

Apenas presta o serviço de atendimento médico no local para
o cliente Unimed.

GRI 102-16

NOSSOS

VALORES

Ajuda mútua
Responsabilidade
Democracia
Igualdade
Preocupação com as pessoas
Solidariedade
Ética
Honestidade
Transparência
Equidade
Sustentabilidade
 
GRI 102-7 GRI 102-4
GRI 102-7 GRI 102-4
GRI 102-7

Por meio desse trabalho, nossos colaboradores promovem a assessoria, otimizam processos e desenvolvem as cooperativas, em um movimento que demonstra o cuidado Unimed com todas as suas partes interessadas e impactam diretamente as pessoas que utilizam nossos planos de saúde.

O que mudou

2 serviços retirados: Infográfico de mídias digitais e atualização/manutenção do Portal Unimed das Singulares.

 

Uma junção ao comitê – Mídias Digitais, agora pertence ao Grupo Estadual de Comunicação e Marketing.

GRI 102-4 I GRI 102-6

21 Unimeds no estado do Rio

Recursos Próprios Rio de Janeiro
GRI 102 – 12

Compromisso com a qualidade

Somos adeptos do Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, uma iniciativa que busca maneiras de desenvolver software com vistas na valorização de indivíduos e interações, softwares em funcionamento, colaboração com o cliente e responder às mudanças.

Mais informações www.manifestoagil.com.br

Nas regulamentações contábeis, estabelecemos as nossas atividades em conformidade com os normativos e princípios emanados pelo Conselho Federal de Contabilidade e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Nossos valores que reforçam nosso modelo de organização têm como princípios:

  • Adesão voluntária e livre

    Adesão
    voluntária
    e livre

  • Gestão democrática

    Gestão
    democrática

  • Participação econômica dos membros

    Participação
    econômica
    dos membros

  • Autonomia e Independência

    Autonomia e
    independência

  • Educação, Formação e Informação

    Educação,
    formação e
    Informação

  • Inter-cooperação

    Inter-
    cooperação

  • Interesse pela comunidade

    Interesse
    pela comunidade

  • Adesão Voluntária e Livre – As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.
  • Gestão democrática – As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.
  • Participação Econômica dos Membros – Em uma cooperativa os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os seus excedentes podem ser destinados às finalidades como benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.
  • Autonomia e Independência – As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.
  • Educação, formação e informação – Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente, jovens sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.
  • Intercooperação – Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em orno de um bem comum.
  • Interesse pela comunidade – Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

Fonte: www.ocb.org.br/o-que-e-cooperativismo

Adesão Voluntária e Livre – As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.

Gestão democrática – As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.

Participação Econômica dos Membros – Em uma cooperativa os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os seus excedentes podem ser destinados às finalidades como benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.

Autonomia e Independência – As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.

Educação, formação e informação – Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente, jovens sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.

Intercooperação – Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em orno de um bem comum.

Interesse pela comunidade – Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

Mensagem do

presidente

GRI 102-14 | GRI 102-15

Emilson Ferreira Lorca é formado em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-graduações em Gestão Financeira, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e em Gestão de Saúde, na Faculdade Unimed. Atual presidente da Unimed Nova Iguaçu, já foi diretor Financeiro e Administrativo da cooperativa, além de ter sido membro do seu Conselho de Administração. Na Unimed Participações compôs o Conselho Gestor. Hoje, é também presidente da Unimed Federação Rio, após atuações como diretor Financeiro.

“Os últimos anos foram marcados por períodos de imensa dificuldade, no cenário nacional, com a estagnação do mercado e, mais especificamente, na Saúde Suplementar, com a perda de mais de três milhões de clientes em decorrência do desemprego em massa e da crise pela qual passaram as empresas.

 

Apesar disso, estamos otimistas com os últimos indicadores que se colocam. Como o crescimento da Bolsa de Valores, que após sucessivas quedas, aponta para uma resposta positiva da economia frente às mudanças estruturais pelas quais passa o país.

 

Acompanhando essas modificações, revisitamos o nosso planejamento estratégico, a fim de orientar nossas atividades na qualidade dos serviços prestados às Unimeds fluminenses e os clientes. Com isso, pretendemos coibir práticas comerciais predatórias no estado do Rio de Janeiro, inibir a intervenção de terceiros na venda dos planos de saúde, que em médio e longo prazos oneram todo o Sistema Unimed e seus usuários e, sobretudo, alavancar a satisfação daqueles que adquiriram nossos planos.

 

Com o intuito de contribuir com a habilidade do atendimento temos, já de longa data, uma série de produtos federativos. Estes oferecem uma variedade de elementos que contribuem para a redução dos custos das Unimeds de diferentes portes, no estado. Além disso, criamos uma rede de intercâmbio que garante o acesso ao atendimento do cliente em detrimento de qualquer eventualidade nas cooperativas fluminenses.

Queremos que os clientes Unimed de todo o estado do Rio de Janeiro sintam a diferença no atendimento. Pois, ao contrário de outras operadoras de planos de saúde, temos uma vocação e possuímos colaboradores comprometidos com esse propósito, que incorporam o carinho e o tratamento particularizado. Esse é o nosso Jeito de Cuidar Unimed, que distingue os nossos produtos dos demais disponíveis no mercado.

 

Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente. Precisamos aparar algumas arestas internas do Sistema Unimed fluminense e amparar algumas cooperativas que passam por situação desfavorável, sem perder de vista a necessidade do equilíbrio entre o acesso do usuário aos serviços e a manutenção da operadora.

 

Pensando nisso, em 2018, utilizamos a Taxa de Intercâmbio de Administradoras de Benefícios (TIA), que contribui para a harmonia e promove um movimento benévolo ao estado. Nos próximos anos, almejamos dispor de um programa de capacitação para os dirigentes, à sua profissionalização em gestão, haja vista que todas as cooperativas são regidas por médicos, que não obrigatoriamente possuem especialização em gestão.

 

Estamos unidos e em marcha para alcançar a maturidade. Temos um corpo diretivo com larga experiência e um favorável ambiente de trocas e aprendizados, em nosso Conselho Federativo. Sabemos que ainda estamos distantes do ótimo, mas acredito que, em pouco tempo, conseguiremos transitar com a estabilidade e a sustentabilidade do Sistema Unimed.”

ícones de Sistema Unimed, inter-cooperação, parceria
Ao contrário de outras operadores de plano de saúde, temos uma vocação e possuímos colaboradores comprometidos com esse propósito, que incorpora carinho e um tratamento diferenciado. Esse é o nosso Jeito de Cuidar, que diverge os nossos produtos dos demais disponíveis no mercado.

“Ao contrário de outras operadoras de plano de saúde, temos uma vocação e possuímos colaboradores comprometidos com esse propósito, que incorpora carinho e um tratamento diferenciado. Esse é o nosso Jeito de Cuidar, que diverge os nossos produtos dos demais disponíveis no mercado.”

Cooperação

em números

Aqui, um pequeno resumo da nossa contribuição para a
sociedade, o meio ambiente, a economia e as cooperativas do
Sistema Unimed.

Depoimentos

dos stakeholders

Relacionamento é fundamental para alcançar
o sucesso.

Orestes Pullin
Presidente da Unimed do Brasil

“A Unimed Federação Rio comprova que, diante dos imensos desafios do setor de saúde, a intercooperação é necessária e o principal caminho para aqueles que buscam, de forma sustentável, oferecer atendimento de excelência e defender a dignidade da profissão médica…”

Veja o depoimento completo

Vinicius Mesquita
Presidente do Sistema OCB/RJ-Sescoop/RJ

“A Unimed Federação Rio está cada vez mais próxima das suas cooperativas. Além disso, em parceria com o Sescoop/RJ, tem fomentado a intercooperação com outros segmentos cooperativistas, entendendo que cooperativismo se constrói em conjunto…”

Veja o depoimento completo

Ana Lucia de Melo Custodio
Diretora-adjunta do Instituto Ethos

“A Unimed Federação Rio é associada ao Instituto Ethos, desde 2006, tendo mais recentemente se engajado em nossa agenda de promoção da integridade e transparência, participando do Programa Integridade nas Unimeds…”
 

Veja o depoimento completo

José Carlos de Freitas
Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)-RJ

“A Unimed Federação proporcionou aos associados da ABRH-RJ visita técnica para conhecer os seus processos de gestão com pessoas que fizeram com que essa instituição fosse reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking do Greate Place to Work (GPTW)…”

Veja o depoimento completo


José Carlos de Freitas

José Carlos de Freitas
Diretor ABRH-RJ

“A parceria da ABRH-RJ com a Unimed Federação Rio se consolidou com os anos em muitos aspectos relevantes.
Cases de sucesso na gestão de pessoas da cooperativa foram inscritos e divulgados por meio do processo do Prêmio Ser Humano ABRH-RJ, o que valorizou sobremaneira esta premiação. Essas práticas foram apresentadas em diversas ocasiões em fóruns e congresso da ABRH-RJ, em elogiadas palestras.

A Unimed Federação Rio proporcionou aos associados da ABRH-RJ visita técnica para conhecer os seus processos de gestão com pessoas que fizeram com que essa instituição fosse reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalharm segundo o ranking do GPTW.

Nos últimos anos, a ABRH-RJ tem sido convidada para fazer parte da comissão julgadora do processo que analisa as melhores práticas em gestão de pessoas entre as singulares da Federação, o que tem sido extremamente gratificante na troca de conhecimentos e experiências pela qualidade dos trabalhos apresentados.

Além dessas práticas mencionadas, ressalta-se o excelente relacionamento que sempre existiu entre os profissionais de ambas instituições pautado no respeito, colaboração e profissionalismo, o que faz, certamente, com que essa parceria continue produtiva por muitos anos.”


José Carlos de Freitas

Ana Lucia de Melo Custodio
Diretora adjunta – Instituto Ethos

A Unimed Federação Rio é associada ao Instituto Ethos, desde 2006, tendo mais recentemente se engajado em nossa agenda de promoção da integridade e transparência, participando do Programa Integridade nas Unimeds. O envolvimento da organização na iniciativa demonstra a intenção de avaliar sua gestão e de se comprometer com a melhoria de seus processos, políticas e práticas. E a publicação do relatório de sustentabilidade, nesse sentido, fortalece o posicionamento da cooperativa em dar transparência às suas ações, sinalizando ao mercado seu compromisso com o progresso contínuo.

O relato de sustentabilidade é uma oportunidade para as empresas avaliarem em que sentido suas ações estão de acordo com sua visão estratégica e com os compromissos assumidos por sua liderança, além de abrir espaço de conhecimento mais aprofundado de sua gestão. A elaboração do relato de sustentabilidade impulsiona as instituições a refletirem sobre seus desafios de médio e longo prazos, a avaliarem a eficiência de seus investimentos e a buscarem a integração de seus objetivos ambientais, econômicos e sociais.

Além disso, ao definir como princípios fundamentais a ética e a transparência, a entidade opta por estabelecer uma relação madura com seus diversos públicos. E, ao tornar públicas suas metas em direção à sustentabilidade, aumenta o comprometimento de alguns desses públicos nessa mesma direção.


José Carlos de Freitas

Vinicius Mesquita
Presidente do Sistema OCB/RJ-Sescoop/RJ

A Unimed Federação Rio é uma parceira no desenvolvimento do cooperativismo de saúde no estado do Rio de Janeiro, pois realiza ações que promovem o fortalecimento do diálogo, a troca de experiências e o compartilhamento de modelos de negócios que contribuem com as melhorias nas execuções das demandas apresentadas pelas suas Unimeds. E este modelo de gestão é que procuramos disseminar para as demais cooperativas do ramo saúde em nosso estado, para que elas também alcancem a excelência na gestão e governança.

Sendo assim, a Unimed Federação Rio vem cumprindo com o seu objetivo dentro do Sistema Unimed fluminense com maestria. E por intermédio do atual presidente, Emilson Lorca, isso fica muito claro nas ações e nos sucessos, como o do Simpósio das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro (Suerj).

A Unimed Federação Rio está cada vez mais próxima das suas cooperativas. Além disso, em parceria com o Sescoop/RJ, tem fomentado a intercooperação com outros segmentos cooperativistas, entendendo que cooperativismo se constrói em conjunto. E essa construção coletiva dá mais força ao movimento e serve de forma mais eficaz aos cooperados.

Por esse motivo, nós encontramos na Unimed Federação Rio uma grande aliada em praticamente todas as nossas ações. Um outro ponto que merece destaque nesta relação é o Movimento SomosCoop, que a Unimed Federação Rio tem abraçado, demonstrando isso no slogan “Somos Unimed, SomosCoop”. Por meio deste engajamento, a Unimed Federação Rio contribui para despertar o orgulho e o sentimento de pertencimento, com uma identidade forte, que abraça todas as causas e apresenta os rostos, a cultura e, principalmente, as histórias que fazem parte dessa transformadora conexão. E ver a Unimed Federação Rio apoiando este Movimento demonstra que a instituição está comprometida com os valores e os princípios cooperativistas.

Destaco também a valorosa contribuição do presidente da Unimed Centro Sul Fluminense e conselheiro de Administração do Sescoop-RJ, Sebastião Barbosa, nesta importante aproximação entre o Sescoop/RJ e a Unimed Federação Rio. Muito do que temos de trabalho é fruto de uma aproximação realizada por ele. Queremos que as Unimeds contem conosco naquilo que for necessário, seja nos âmbitos político, institucional ou econômico.


José Carlos de Freitas

Orestes Pullin
Presidente da Unimed do Brasil”

“A Unimed é parte essencial da infraestrutura e da prestação de serviços de saúde no estado do Rio de Janeiro. Temos enorme compromisso e responsabilidade junto aos médicos e à população local.

Cada vez mais, a Unimed do Brasil incentiva a cooperação das Federações para fortalecer nossa atuação regional. A Unimed Federação Rio é uma grande parceira e provedora de projetos e ações em prol de clientes, cooperados e colaboradores.

O papel da Unimed como maior sistema cooperativo de saúde do mundo tem sido relembrado e resgatado por nós nos últimos tempos. A Unimed comprova que, diante dos imensos desafios do setor de saúde, a intercooperação é necessária e o principal caminho para aqueles que buscam, de forma sustentável, oferecer atendimento de excelência e defender a dignidade da profissão médica.

Somos Unimed! Somos Coop!