Encontro Unimed RJ de Capacitação e Estratégia destaca assuntos relevantes ao Sistema Unimed

O Encontro Unimed RJ de Capacitação e Estratégia aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto, no Hotel Vila Galé Eco Resort de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Realizado pela Unimed Federação Rio, o evento superou as expectativas e reuniu 460 participantes entre executivos, dirigentes, autoridades, expositores, acompanhantes e técnicos do Sistema Unimed e empresas parceiras.

Com o tema “Superar desafios e escalar resultados”, o encontro foi focado em valores como superação, novos desafios, mudanças, oportunidades e dedicação. A partir destes conceitos, inseridos ao atual momento do cenário político-econômico nacional, a Unimed Federação Rio consolidou as diretrizes do Sistema Unimed fluminense, com estímulo à discussão de assuntos estratégicos. De forma simultânea, com palestras voltadas à economia, avanços tecnológicos na medicina, regulação e cooperativismo, na sala da plenária, aconteceram cinco fóruns direcionados aos técnicos das Singulares do estado nas áreas de Atendimento, Auditoria, Intercâmbio, Ouvidoria e Operações e Custos Assistenciais; Atuarial, Econômico-Financeiro, Jurídico e Regulação; Gestão de Pessoas; Recursos Próprios e Tecnologia da Informação. Além disso, houve a entrega dos troféus às Unimeds vencedoras do Prêmio Melhores Práticas.

A importância da realização deste evento, no estado do Rio de Janeiro, foi destacada pelo presidente da Unimed Federação Rio, Emilson Ferreira Lorca, durante a cerimônia de abertura, no dia 17 de agosto. “Este evento surge como uma proposta não inovadora, mas com uma vestimenta de mutação. Um sentimento que os colegas dirigentes e colaboradores passávamos era que a integração de nossas Singulares, o intercâmbio de ideias e a padronização de conduta precisavam passar por um modelo que acolhesse estas propostas”, disse Lorca, ressaltando a valorização da ocasião que comemora os 45 anos da cooperativa. “Aos 45 anos chegam as grandes empresas e a pujança da marca não pode sucumbir por entraves, tropeços e dificuldades que o nosso estado vive. A união de todos nós haverá de nos ajudar a superar a crise”, acrescentou.

O secretário Estadual de Saúde e médico cooperado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, apontou a relevância da Unimed para o estado do Rio de Janeiro. “É motivo de muito orgulho poder participar deste evento. No estado, cerca de 20% das vidas são diretamente assistidas pela Unimed. O crescimento da cooperativa fortalece também o estado do Rio de Janeiro”.

Em seu discurso, o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, destacou a fortaleza do estado do Rio de Janeiro no Sistema Unimed e a boa recuperação da Unimed-Rio. “O Brasil passa por um momento complicado economicamente e tudo isso afeta à nossa organização, mas o Sistema Unimed nasceu durante o período da Ditadura, sobreviveu a tudo isso e, hoje, comemora os 50 anos da marca. Não existiria medicina saudável no interior sem as cooperativas. Já estamos superando os obstáculos e eventos como esse nos faz acreditar que vocês, dirigentes e colaboradores, vão fazer acontecer. O Rio de Janeiro já está inserido novamente de maneira muito forte dentro do Sistema Unimed graças à união e congregação de todos e a boa administração e recuperação da Unimed-Rio”, falou Pullin, que mais cedo havia participado da reunião do Conselho Federativo, junto à Diretoria da Unimed Federação Rio e dirigentes das Federadas, quando apresentou números atuais da Unimed do Brasil, apontou para a retomada do crescimento e a necessidade em resgatar a postura otimista e de credibilidade da marca junto à mídia e população em geral.

O presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Augusto Ruschi, palestrou sobre a Integração com o mapa estratégico para alinhamento das empresas do Sistema Unimed e destacou o protagonismo da Unimed no mercado de Saúde Suplementar. “Temos que ser protagonistas e para isso precisamos mudar a postura a partir da reestruturação do modelo de atenção à saúde. Nada mais próprio do que as federações para patrocinarem o alinhamento que precisamos fazer no Sistema Unimed”, pontuou Ruschi.

O diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra, representando o presidente Helton Freitas falou sobre a mudança de cultura da cooperativa e as diretrizes da Seguros Unimed. “Nossos clientes são as Unimeds e, para isso, estamos visitando todas as nossas cooperativas para entender as suas necessidades e nos tornamos efetivamente reconhecidos como a seguradora do Sistema Unimed”, apontou Tostes.

Também compuseram a mesa da cerimônia de abertura o presidente da Unimed Angra dos Reis, anfitriã do encontro, Alexandre Vianna Araújo Ribeiro; o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz; o presidente do CREMERJ, Nelson Nahon; o presidente da Unimed Participações, Nilson Luiz May; o diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra, representando o presidente Helton Freitas; o presidente da Unimed Mercosul, Paulo Roberto Fernandes Faria; e os diretores da Unimed Federação Rio Administrativo-Operacional, Gilson de Souza Lima; Financeiro, Oscar Silva Leite Pinto; Intercâmbio e Integração, Tales Azevedo dos Santos e Mercado, Paulo Wesley Ferreira Bragança.

O Fórum Gestão de Pessoas aconteceu durante o dia 17, primeiro dia do Encontro, e foi aberto pela gerente Administrativo – Gestão de Pessoas, da Unimed Federação Rio, Cláudia Reis, que passou a palavra para a primeira palestrante do Fórum, a gerente de Gestão de Pessoas da Unimed do Brasil, Mônica Cristina Souza Carvalho. A palestra trouxe o tema “Design Thinking”, um conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados às futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Embasada nos três valores empatia, colaboração e experimentação, o Design Thinking tem visto sua influência crescer em diversas áreas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que os designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação, de maneira que eleve o nível de inovação. “O foco do design thinking são as pessoas. Ele nos empodera a inovar e experimentar. Vivemos um momento de descontruirmos qualquer modelos mentais. É hora de sair das mesas e ir até os outros para ouvi-los. Para um futuro diferente, precisamos mudar o comportamento. Necessitamos de novas ideias que lidem com os desafios globais de saúde, pobreza e educação”, disse Mônica.

A psicóloga e Executive Coach, Stefânia Giannoni, também marcou presença com a palestra “Coaching e Feedback”. Em seguida, foi a vez do consultor Jurídico da Unimed Federação Rio, Joaquim Mentor, falar a respeito da “Nova Reforma trabalhista”.

A programação foi realizada em dois dias, sendo iniciada na tarde do dia 17, com a palestra Diretrizes Estratégicas do Intercâmbio, pela gerente de Intercâmbio da Unimed do Brasil, Sheyla Bertholasce Leite, seguida pelos assuntos ROL 2018 – Consulta Pública n.º 61 e RN 424 – Junta Médica, aplicado pelo gerente da área de Auditoria em Saúde da Unimed Federação Rio, Francisco José de Freitas Lima. A Alta Complexidade – Estratégias para minimizar os impactos foi posta em debate por Francisco junto à gerente de Intercâmbio da cooperativa, Adriana Paixão Batista, e o diretor Administrativo-Operacional, Gilson de Souza Lima.

A responsável pela Gestão Estratégica e Ouvidoria Institucional da Unimed do Brasil, Jânia Maria Morais Evangelista D’Amario, também falou ao público. “A Ouvidoria pode, quer e deve ajudar. Para que o Sistema tenha uma área de excelência, os ouvidores precisam ser ouvidos dentro da cooperativa a partir de um foco estratégico”, disse Jânia. O primeiro dia foi encerrado pela psicóloga e executive coach, Stefania Lins Giannoni, que abordou um tema atual do cenário político-econômico do Brasil, Como desenvolver pessoas em tempos de crise.

Já em 18 de agosto, aconteceu o workshop: Como alcançar a excelência no atendimento e eficácia na cobrança? Proposto por Francisco Lima e Adriana Paixão, junto ao coordenador de Auditoria em Saúde, Carlos Lugarinho, e a responsável pela Ouvidoria da Unimed Federação Rio, Luciana Guerra. A partir dos patamares que permeiam os processos de Intercâmbio como, atendimento acessível, normativas, rede e intercomunicação, os participantes foram levados a sugerir ideias de melhorias dos mesmos, diante das dificuldades de cada Singular. Os presentes foram divididos em grupos e, com caneta e papel, assinalaram as perguntas recebidas anteriormente. “A partir desses temas, que nós possamos pôr no papel boas ideias e trazer para a Federação Rio. O mais importante é não fazer discussão em cima de problemas particulares. Vamos discutir o Intercâmbio de forma em geral. As ideias que surgirem precisam ser boas para todos”, explicou Lugarinho. Ao longo da apresentação, foram levantadas questões como “atendimento sob pressão”, “manter o cliente sempre informado” e “que ações tomar nas tomadas de decisões de Intercâmbio”.

O Modelo Disney de excelência em gestão e atendimento encerrou o dia, quando o diretor Comercial da Unimed Fortaleza, Elias Bezerra Leite, incentivou a todos a buscarem sempre o melhor atendimento a partir de uma empresa que se posiciona com o mesmo ideal. “Tudo tem mudado, principalmente, em função das novas tecnologias, então, nossa forma de atender precisa mudar também. O encantamento do cliente externo depende do interno. As pessoas são o principal capital de uma empresa, hoje, o negócio precisa ser de humano para humano para ter um atendimento de excelência”.

O início da programação técnica foi feito, em 17 de agosto, pela psicóloga e Executive Coach, Stefânia Gianonni, que abordou um tema muito próximo para os presentes, diante do momento vivido pelo país, com a palestra “Como desenvolver pessoas em tempos de crise”.

Adiante, foi a vez de “Mecanismos de regulação: coparticipação e franquia”, ir à debate. A palestra foi conduzida pela gerente Atuarial e de Estratégia da Unimed Federação Rio, Andréa Paixão, que tirou dúvidas a respeito da norma de coparticipação e franquia, a Consu 08/98, e sobre a minuta da nova norma, que possui muitas mudanças e recebeu, até maio deste ano, contribuições para a proposta de Resolução Normativa que dispõe sobre os mecanismos financeiros de regulação, que podem ser utilizados pelas operadoras de planos de saúde.

Mais tarde, a gerente executiva de Integração e Ressarcimento ao SUS da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fernanda Freire de Araújo, realizou uma apresentação referente ao tema “Ressarcimento ao SUS: PRD, prescrição e aspectos contábeis, juntamente dos gerentes de Controladoria e Regulação da Unimed Federação Rio, Samuel Joaquim de Oliveira e César Cardim, respectivamente, e do consultor jurídico, Leandro Zandonadi Brandão. “Precisamos entender o por quê de os beneficiários procurarem o SUS, assim como os pacientes necessitados de hemodiálise. As Unimeds são ótimas para isso, pois sabem quem são seus beneficiários. Tem que liga e perguntar. Precisamos identificar o beneficiário e o prestador”, explicou Freire.

No dia seguinte, os participantes do Fórum assistiram à palestra “Ativos Garantidores, Margem de Solvência e Livros Auxiliares”, conduzida por Andréa Paixão e Samuel Joaquim de Oliveira. Posteriormente, aconteceu a mesa: “Aspectos tributários das cooperativas”. O debate foi conduzido por Leandro Zadonadi Brandão, Samuel Joaquim de Oliveira, além dos consultores tributários, Gilberto Fraga, Antonio Gonçalves e Roberto Bekierman.

Com o tema “PAROU TUDO!!! Compreendendo a nova onda de ataques virtuais”, o gerente de Tecnologia da Informação e o coordenador de Infraestrutura da Unimed Federação Rio, Ralf Batista e Carlos Nilton Correa, respectivamente, abriram o Fórum voltado para público de Tecnologia da Informação do Sistema Unimed fluminense. “Ouvimos há poucos meses, de um diretor da Unimed Federação Rio, uma pergunta curiosa: por quê os ataques de vírus e sequestros virtuais, tão presentes na mídia nos últimos tempos, sempre afetam organizações de saúde? Nós chegamos à conclusão que para dar uma boa resposta teríamos que falar sobre as pragas e os vírus cibernéticos, conhecidos como malwares; da indústria do segredo, que abrange, desde governos que precisam de acesso secreto a sistemas de seus adversários, até grandes fabricantes de software, que querem evitar que as falhas de seus produtos sejam divulgadas; e comentar o advento das criptomoedas, como o Bitcoin, que conferem anonimidade a transações financeiras”, explicou Carlos Nilton.

Na sequência, o coordenador de Suporte de Sistemas de Gestão da Unimed Federação Rio, Antônio Carlos Mercadante, apresentou aos presentes a palestra “NTISS – Aspectos operacionais e econômicos”.

Para fechar o dia, o UTI WEB, um novo produto da Unimed Federação Rio, foi apresentado pelo coordenador da Fábrica de Software da Unimed Federação Rio, Wagner Silva. O UTI WEB foi desenvolvido com o objetivo de identificar pacientes elegíveis para tratamento paliativo. “Tivemos a oportunidade de apresentar aos presentes o histórico do projeto de desenvolvimento do sistema UTI WEB e os desafios superados nesses quase três meses de desenvolvimento. Detalhamos o processo de gestão de fábrica, as tecnologias e ferramentas envolvidas. Uma oportunidade ótima para troca de experiências e informações com os gestores de TI das nossas Singulares”, explicou Wagner.

O Fórum foi retomado no dia 18, com a palestra “Rede legal: Licenciamento, riscos e conformidades”, conduzida por Carlos Nilton Correa. “O fato que nossas redes são e continuarão sendo um dos principais alvos de agentes maliciosos é consenso na comunidade de Segurança Eletrônica, mas nem por isso vamos desistir de eliminar ou reduzir os riscos a que estamos expostos”, apontou Carlos Nilton. Mais a frente, o tema da vez foi “VOXIS – Uma relação em constante evolução”, explanado por Ralf Batista e Antônio Carlos Mercadante. A Unimed do Brasil também esteve presente no Fórum e a gerente de Tecnologia da Informação da Unimed do Brasil, Elaine Cristina Toledo, e o supervisor de Implantação, Marcelo Belo Cardozo, falaram a respeito do Registro Eletrônico de Saúde (RES). Para fechar a programação, a Unimed Volta redonda apresentou um case de sucesso sobre o RES. O responsável pela apresentação foi o supervisor de Novas Tecnologias da Singular, Thiago Smarzaro.

Gerenciando os custos buscando a sustentabilidade, palestrado por Eduardo Regonha, da XHL Consultoria, abriu o ciclo de palestras deste fórum, na tarde de 18 de agosto. Regonha falou sobre os novos modelos de remuneração adotados por algumas unidades hospitalares, a partir do cenário atual com exemplos de utilização de custos, opções de localização e tipos de especialização, além das premissas e objetivos da redução de custos e benefícios. “Para tornar viável uma unidade hospitalar, algumas premissas como viabilidade de custos, verificar as opções já oferecidas na região de instalação e o tipo de especialidade são muito importantes para viabilizar o negócio”, ressaltou.

Em seguida, o diretor Geral da Prontobaby Hospital da Criança, Mário Eduardo Viana, abordou os Desafios do cuidado paliativo em Pediatria. Viana dissertou a diferença entre cuidar e curar. “Tratamos de doenças e cuidamos de pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida também aos seus familiares”, disse.

O dia foi encerrado com os temas Como a TI pode impactar na melhoria contínua da segurança do paciente, aplicado pela analista de Sistemas da Unimed Volta Redonda, Anine Pinheiro Ramos de Assis, e Qualificando e monitorando a assistência ao paciente crítico, pelo consultor em Terapia Intensiva da Unimed Federação Rio, Renato Vieira Gomes.

O ciclo principal de palestras, comum a todos os participantes do encontro, foi iniciado na manhã do dia 18 agosto. A mesa-redonda foi presidida por Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, e secretariada por José Manes, presidente da Unimed Nova Friburgo. Com o tema “País em recessão, reformas por aprovar e estado em crise: o que podemos esperar?”, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Murilo Portugal Filho palestrou e destacou a importância da Unimed como maior cooperativa médica brasileira. “Os números mostram a sua importância no sistema de saúde do Brasil”, disse Portugal que, em seguida, apresentou um panorama da economia do país, com a representação de gráficos que exemplificam um tímido crescimento. “Apesar de muitas más notícias, a melhor notícia é a queda da inflação, que reduziu de 10,67%, em dezembro de 2015, para 2,71%, até julho deste ano. Embora não tenhamos saído da recessão, não há dúvidas que estamos saindo dela. Houve o crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) comparado aos anos anteriores, bastante concentrado na agricultura, que contribuiu com 0,9%, mas a indústria e o varejo também indicam um processo de recuperação. Já notamos também sinais de estabilização no mercado de trabalho com taxas mais estáveis. Além disso, houve uma significativa melhoria na confiança dos consumidores”, explicou Portugal.

Uma outra mesa de debate tratou da importância de cooperar para crescer juntos. A conversa foi conduzida pelo diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed e presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra, o presidente da Unimed Resende, João Alberto da Cruz, e Alan Faria de Onofre, presidente da Unimed Leste Fluminense. Coimbra falou resumidamente da história da Seguros Unimed e apresentou a estratégia empresarial da cooperativa. “Ao realizar esse trabalho de intercooperação no Sistema Unimed, não só os fortalece, mas também nos dá forças. Nós, realmente pretendemos crescer juntos”, disse ele.

Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Paciente terminal: como cuidar com dignidade? Uma abordagem multidisciplinar”, onde foram relatadas as formas mais indicadas de tratar uma pessoa com uma doença terminal. As conversas foram abertas pelo diretor Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Luiz Guilherme Loureiro Soares, pelo pediatra e membro do Conselho Editorial da Revista Bioética, Arnaldo Pineschi Coutinho, além do consultor em Terapia Intensiva da Unimed Federação Rio, Renato Vieira Gomes. “Do ponto de vista da Bioética, é bom ouvirmos a vontade do paciente. Além disso, é importante que deixemos de ver a morte como um inimigo a ser vencido e passar a trata-la como realmente é. Algo natural”, disse Pineschi.

Já o dia 19 de agosto começou com o assunto “Contratos coletivos por adesão: oportunidade ou ameaça? Como neutralizar possíveis riscos?”. A mesa-redonda foi moderada pelo presidente da Unimed Participações, Nilson Luiz May e com palestras do Diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra, do gerente Atuarial da Central Nacional Unimed, Eduardo Schuch e da gerente Atuarial e de Estratégia da Unimed Federação Rio, Andréa Mendonça de Souza Paixão. “Os contratos coletivos por adesão podem ser lucrativos, mas desde que a operadora tenha processos adequados de subscrição, precificação, controle sobre a utilização (atenção integral à saúde) e controle sobre a movimentação cadastral. A falta de experiência e conhecimento desse mercado, provavelmente, levará a operadora a resultados negativos nessa carteira”, enfatizou o gerente da CNU, Eduardo Schuch.

O Registro Eletrônico de Saúde (RES) também foi assunto durante o Encontro, que nasceu da necessidade de um grupo de Unimeds em compartilhar dados clínicos. A ideia foi criar uma plataforma que armazena essas informações para melhor atender aos pacientes. “É inegável a nossa necessidade em obter dados estruturados sobre os pacientes. O Res nos dá a segurança para um atendimento mais assertivo, repleto de vantagens”, comentou a gerente de Saúde da Unimed do Brasil, Sheila Mittelstaedt. Moderada pelo presidente da Unimed Campos, Rodrigo Luna Venâncio, a mesa contou ainda com a participação de outros membros da Unimed do Brasil, como a gerente de Tecnologia da Informação, Elaine Cristina P. Toledo, o supervisor de Implantação, Marcelo Belo Cardozo e o diretor de Gestão da Saúde, Orlando Fittipaldi Junior.

As atividades na plenária foram encerradas em 19 de agosto pela palestra “O Sistema OCB-SESCOOP/RJ como ferramenta de sustentabilidade do negócio Unimed”, conduzida pelo presidente do Sistema OCB-SESCOOP/RJ, Marcos Diaz. A mesa foi composta ainda pelo presidente da Unimed Centro Sul Fluminense e membro do Conselho de Administração do Sescoop, Sebastião Barbosa, e pelo presidente da Unimed Araruama, Elson Luiz Gatto Polo. “Sem viabilidade econômica, a organização cooperativista não existe. Sem viabilidade social uma cooperativa não tem a razão de ser”, finalizou Diaz, após apresentar os números do cooperativismo no estado e no país.

Em 19 de agosto, durante o encerramento do Encontro Unimed RJ de Capacitação e Estratégia, ocorreu, em Angra dos Reis, mais uma edição do Prêmio Melhores Práticas, realizado pela Federação Rio. Durante a cerimônia de reconhecimento foram entregues os troféus às Singulares que apresentaram as atividades mais bem executadas ao longo do ano. O evento aconteceu após o término dos Fóruns.

Com critérios de participação e avaliação, a premiação contou com a participação de 19 cooperativas do estado e 102 trabalhos inscritos que concorreram a sete categorias. Somente as primeiras colocadas tiveram direito há dez minutos para apresentarem seus cases. Foram elas, Costa do Sol, em Atendimento e Intercâmbio, Barra Mansa em Gestão de Pessoas, Araruama em Controladoria, Leste Fluminense em Sustentabilidade, Cabo Frio em Órteses Próteses e Materiais Especiais (OPME), Três Rios em Regulação, Campos em Tecnologia da Informação, e a Unimed Marquês de Valença em Auditoria.

Houve ainda a entrega do Selo Destaque às Federadas que concorreram em cinco ou mais categorias. Após somarem as pontuações, por colocação e participação, foram premiadas as Unimeds Campos, com Ouro e 21 pontos, Três Rios, com Prata, sendo 19 pontos, e Araruama, com o Selo Bronze, que somou 17 pontos.

O objetivo do Prêmio Melhores Práticas é fortalecer as Unimeds fluminenses com o intuito de observar e incentivar o desenvolvimento da cooperativa, a adoção de controles internos eficientes, manutenção da regularidade no cumprimento das obrigações legais e fiscais e a busca pela melhoria da situação econômico-financeira, impactando na sustentabilidade do negócio.

“Eu reputo que um evento com um brilhantismo que nós alcançamos, foi graças à participação efetiva de todos”, finalizou o presidente da Unimed Federação Rio, Emilson Ferreira Lorca, ao lado de toda a Diretoria Executiva da cooperativa.


Durante os três dias do encontro aconteceu a Feira de Negócios que deu oportunidade de fechar parcerias e fazer contatos entre os presentes e os expositores das empresas Sescoop/RJ; DASA; ProntoBaby; Seguros Unimed; Uniodonto; LAFE; Bionexo; Unimed Mercosul; Unicred Central; SICREDI; TOTVS; Unimed Volta Redonda e UTI Web da Unimed Federação Rio.

A festa de confraternização do evento teve um motivo ainda mais especial de alegria. Durante a noite, houve a comemoração dos 45 anos de fundação da Unimed Federação Rio. Com uma decoração especial e iluminação cênica, todos foram embalados ao som da banda Go Back, que garantiu a animação.

O ponto alto foi o canto de parabéns, com direito ao bolo e agradecimentos pela Diretoria da Unimed Federação Rio, que convidou o presidente da Unimed Mercosul, Paulo Roberto Fernandes Faria e o presidente da Unimed Nova Friburgo, José Manes, para representar a Diretoria anterior da cooperativa, à frente do palco.

“A forma como a Unimed do Brasil nos acolheu, nos fez sentir envaidecidos e nos deu forças para superar as dificuldades. A Unimed Mercosul também é uma grande parceira e agradeço a presença. Sempre vamos procurar as pessoas sérias, do bem e competentes. Muito obrigado. Nesses 45 anos comemoramos com muita seriedade. São frutos do trabalhamos das gestões anteriores e dos colaboradores. Tivemos o sentimento de repercussão favorável graça à participação das Singulares do estado. Esse trabalho não se faz sem grandes esforços. Parabéns à toda a Unimed Federação Rio, gestores, lideranças e colaboradores, principalmente, a equipe de Mercado, que foi exemplar em todo o evento e é responsável pela sua realização”, agradeceu o presidente da Unimed Federação Rio, Emilson Ferreira Lorca.