Informativo Eletrônico da Federação Rio - Nº 87 - Ano 5 - 07 de outubro de 2011

Federação Rio é destaque nos prêmios do Sistema Unimed

Federação Rio é destaque nos prêmios do Sistema UnimedA Unimed do Brasil divulgou, na última semana, listagens de finalistas e vencedores de seus prêmios nacionais e a Federação Rio, mais uma vez, é um dos nomes presentes em diversos concursos.

 

A cooperativa já é campeã na categoria “Capacitação” do Prêmio Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação, com o programa de Fóruns Setoriais do Rio de Janeiro. Além disso, pelo quinto ano consecutivo, a Federação recebe o Prêmio Djalma Chastinet Contreiras, por consolidar 100% do Balanço Social do Estado.

 

Já no 17º Prêmio de Marketing – Dr. Nilo Marciano de Oliveira, a cooperativa é uma das indicadas na categoria “Ações no Meio Digital”, com o hotsite do projeto “Nosso Acervo”, que inclui diversas ferramentas interativas e um índice virtual da biblioteca corporativa, visando fomentar a leitura e aprendizado contínuo entre os colaboradores.A Federação ainda está representada por Samuel Oliveira, gerente da Controladoria, entre os finalistas do Prêmio Profissional Contador do Ano 2011.

 

O anúncio dos vencedores e a entrega dos troféus serão realizados durante a Convenção Nacional Unimed, que ocorre entre 25 e 29 de outubro em Fortaleza, no Ceará.

Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações começa hoje
Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações começa hoje

Começa hoje, 07 de outubro, e vai até o domingo, dia 09, o Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações. Promovido pela Federação Rio, o evento é sediado no Hotel Atlântico Búzios, em Armação dos Búzios (RJ), e tem o objetivo de reunir áreas estratégicas no debate de questões que impactam nos processos operacionais e de atendimento ao cliente das singulares Unimed do estado do Rio de Janeiro.

 

Por meio do tema AtivAR Excelência!, o encontro é focado no aprimoramento das competências e habilidades dos participantes, visando a assegurar a qualidade característica do Sistema Unimed na prestação dos serviços das cooperativas.

 

Cerca de 300 convencionais participam de palestras e oficinas sobre temas como Judicialização da Saúde, Atendimento Sensorial e Impacto Operacional das RNs, muitos entre outros. Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações.

60 profissionais se reúnem no Encontro Jurídico do Rio de Janeiro
60 profissionais se reúnem no Encontro Jurídico do Rio de Janeiro

No dia 22 de setembro, a Federação Rio promoveu o Encontro Jurídico do Estado do Rio de Janeiro. 60 profissionais de equipes jurídicas, contábeis e administrativas das singulares fluminenses compareceram ao evento, que teve o objetivo de debater assuntos jurídicos e regulatórios que impactam diretamente no mercado de saúde suplementar.

 

A reunião contou com grande participação dos advogados, contadores, gestores e dirigentes presentes. O debate foi estimulado pela seleção de temas polêmicos e complexos que influenciam no cotidiano das cooperativas médicas, como judicialização da saúde no país e ressarcimento ao SUS, entre muitos outros.

A abertura do encontro foi realizada pelo Diretor de Intercâmbio e Tecnologia da Federação, Dr. Gilson Lima. Em seguida, foi passada a palavra aos palestrantes Sylvio Capanema – desembargador aposentado do TJ-RJ e atual assessor jurídico da Federação –, Paulo Cantalice – gerente de Consultoria Jurídica da Unimed-Rio –, Ana Luiza Capanema, Juliana Almeida e Leandro Zandonadi – advogados associados ao escritório fundado por Sylvio Capanema.

 

Andréa Paixão concede entrevista sobre RN 254 à Rádio Feliz de Santo Antonio de Pádua

Para esclarecer as dúvidas e questionamentos sobre a Resolução Normativa 254 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que atualiza as regras de Migração e Adaptação de contratos de planos de saúde e entrou em vigor no último mês de agosto, a Rádio Feliz, veículo da cidade de Santo Antonio de Pádua (RJ), entrevistou Andréa Paixão, gerente da Assessoria Atuarial e de Estratégia da Federação.

 

O depoimento foi concedido à rádio no dia 14 de setembro, quando a assessora estava no município para reunião com a Unimed Noroeste Fluminense. Durante a entrevista, Andréa abordou planos antigos e novos, diferenças entre adaptação e migração de contratos e vantagens de cada processo, entre outros assuntos.

 

Segundo a gestora, este convite, além de evidenciar a marca Unimed na região, ainda contribuiu para ampliar os conhecimentos de atuais e potenciais clientes a respeito dos benefícios de se manter um plano de saúde de qualidade.

 

Clique aqui para ler a entrevista completa.

11ª Reunião com Gestores do PAC-Cardiologia
11ª Reunião com Gestores do PAC-CardiologiaAconteceu no dia 19 de agosto, no auditório da Federação Rio, a 11ª Reunião com os Gestores do PAC-Cardiologia. O encontro contou com a presença dos cardiologistas e técnicos representantes das singulares integrantes do programa.


O evento, realizado pela área de Operações e Custos Assistenciais, apresentou a evolução do Programa de Alto Custo em Cardiologia ao longo de seus 11 anos de existência. Além disso, foram discutidos temas como novas tecnologias no atendimento médico, necessidade de auditoria especializada, importância do bom relacionamento e eficácia da Câmara de Negociação para a redução de custos com OPMES. Durante a reunião, também foram exibidas as estatísticas de utilização de procedimentos e das várias unidades hospitalares na rede de prestadores.


Os participantes do encontro destacaram o valor do PAC-Cardiologia para as Unimeds fluminenses, bem como ressaltaram a importância da criação da Câmara Regional de Negociações, em especial por sua contribuição ao programa de alto custo.


 

Grupo do UNIRH se reúne na Federação
Grupo do UNIRH se reúne na FederaçãoNo dia 16 de setembro, 22 profissionais das áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos das Unimeds do Rio de Janeiro compareceram à Federação para mais um encontro do UNIRH.


O evento contou com a presença de Ana Cristina, da consultoria Rumo Norte, que orientou as Unimeds sobre as melhores maneiras de trabalhar o Plano de Cargos e Salários. Além disso, a pauta da reunião incluiu ainda assuntos como Trabalhe Conosco, apresentação do Projeto de Implantação da Comunicação Interna nas singulares e informações e sugestões para o Fórum Administrativo-RH, entre outros.


O grupo do UNIRH se reúne trimestralmente, com o objetivo de debater temas de interesse para o bom desenvolvimento das atividades de Gestão de Pessoas, além de favorecer a troca de experiências e a integração entre as cooperativas fluminenses.

 

Regras e informações sobre os programas de Promoção a Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

A ANS publicou, no dia 22 de agosto, as Resoluções Normativas 264 e 265 e as Instruções Normativas – IN/DIPRO – 35 e 36, que tratam de regras e incentivos para implantação de Programas de Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças – os Promoprevs.

 

Entre as definições destas normas, consta que as operadoras de planos de saúde que desenvolvem os Promoprevs e não visam alocação de investimentos em conta específica do Plano de Contas devem preencher o formulário e realizar a inscrição de seus programas por meio do link: http://www.ans.gov.br/portal/site/perfil_operadoras/promoprev/FI/login.asp. Vale ressaltar que neste caso, os programas inscritos não passarão por aprovação da ANS.

 

Este cadastro é para a montagem de um grande banco dos programas realizados pelas operadoras. Os dados que a operadora deverá informar ao preencher o Formulário de Inscrição (FI) são:

 

  • Dados da operadora;
  • Denominação do programa;
  • Coordenador do programa;
  • E-mail do coordenador do programa;
  • Telefone institucional;
  • Modelagem;
  • Incentivos;
  • Abrangência do programa;
  • Área de atenção à saúde;
  • Estratégias de identificação do beneficiário que se enquadra no perfil do programa;
  • Número de beneficiários já inscritos no programa;
  • Número de beneficiários que pretende alcançar na data de preenchimento do módulo de acompanhamento;
  • Se possui estratégia de monitoramento dos resultados do programa;
  • Se permite realizar o controle de entrada e saída de inscritos (Taxa de permanência no Programa); e
  • Se permite identificar a freqüência de participação dos inscritos nas atividades do programa.

 

Já as operadoras que desenvolvem Promoprevs e pretendem alocar investimentos em conta específica devem cadastrar seus programas através do Formulário de Cadastro (FC) disponível no link: http://www.ans.gov.br/portal/site/perfil_operadoras/promoprev/FC/login.asp.

 

Por fim, para as operadoras que necessitarem de auxílio na elaboração e organização dos Promoprevs, a ANS disponibilizou uma Cartilha de Modelagem de Programas para a Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças. Esse documento encontra-se disponível no endereço eletrônico: http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/20110822referenciasparamodelagensdeprogramas.pdf.

 

Nova versão do SIB-XML

Foi publicada pela ANS, em 23 de setembro, a versão 1.1.0 do SIB-XML, lançado no dia 6 de junho desse ano e que passou por novos ajustes técnicos. A principal mudança foi a alteração do campo relativo ao Cadastro Específico do INSS (CEI), que passou de quatorze para doze posições.

 

Devido a esses ajustes, todas as operadoras de plano de saúde terão de alterar o tamanho deste campo no programa gerador de arquivo de atualização cadastral.

 

A utilização do apóstrofo passou a ter permissão no preenchimento dos campos relativos ao nome do beneficiário e ao nome da mãe. A crítica de validação do campo Cartão Nacional de Saúde (CNS) também foi modificada, validando os números provisórios e definitivos do cartão.

ANS e demais entidades criam o Fórum de Saúde Suplementar

Foram firmados pela ANS, no dia 26 de setembro, os acordos de cooperação técnica com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Niterói, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o PROCON Estadual do Rio de Janeiro.

 

Com isso, todos os casos de negativa de cobertura de procedimento de urgência e emergência registradas no órgão serão informados pela Defensoria Pública do Estado, diariamente, à ANS. Essa medida visa agilizar a solução de problemas de clientes de planos de saúde.

 

Ficou estabelecida também a criação do Fórum de Saúde Suplementar do Estado do Rio de Janeiro, que contará com a participação das instituições já citadas. Por meio dele, serão identificados e discutidos os problemas do setor e será promovida a divulgação dos direitos dos consumidores.

 

Segundo o Diretor da DIFIS, Eduardo Sales, apesar dos mais de R$ 182 milhões em multas aplicadas no primeiro semestre do ano, a atuação da agência não pode se restringir à sanção de penalidades. Por isso, são necessários espaços de discussão como o Fórum, que tenham a missão de aprimorar o processo regulatório, identificando tendências que alcancem toda a comunidade e estabelecendo mudanças de paradigmas.

 

Cabe destacar que os acordos entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar e a Defesa do Consumidor não permanecem apenas no âmbito da ANS. Já é possível perceber a propagação da informação em veículos midiáticos, como no Jornal Extra.

 

A criação do Fórum e a parceria estabelecida entre a ANS e as Comissões de Defesa do Consumidor dos três maiores municípios do Estado, a Câmara dos Vereadores da capital e o PROCON Estadual resultarão num aumento significativo do número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) para as operadoras do Estado do Rio de Janeiro. Por esta razão, as empresas devem redobrar a atenção quanto aos processos de atendimento (consultas e exames), liberação de senha e pareceres de médicos auditores, para que não se surpreendam com o aumento de NIPs. Vale lembrar que a quantidade de NIPs das operadoras é considerada no cálculo do IDSS e nos levantamentos trimestrais de Monitoramento Assistencial, conduzidos pela GGRAS/DIPRO.

Cobertura assistencial para reconstrução mamária, em caso de lesões traumáticas e tumores

A Unimed Centro-Oeste recebeu resposta da Gerência-Geral Técnico-Assistencial de Produtos da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (GGTAP/DIPRO), com ofício encaminhado pela operadora sobre cobertura dos procedimentos de “substituição de prótese em caso de lesões traumáticas e tumores” e “reconstrução da mama com prótese e/ou expansor em caso de lesões traumáticas e tumores”.

 

A resposta da agência destaca o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, publicado a cada dois anos pela ANS (atualmente em vigor, temos a Resolução Normativa nº 211/10) e que relaciona como cobertura obrigatória a ser garantida por todas as operadoras de assistência à saúde para os planos regulamentados (contratados desde 02 de janeiro de 1999) e os adaptados à Lei nº 9.656/98, os seguintes procedimentos para exérese de nódulo e reconstrução mamária:

 

“Mastectomia, reconstrução mamária com retalhos musculares e cutâneos em caso de lesões traumáticas e tumores, reconstrução mamária com prótese e/ou expansor em caso de lesões traumáticas e tumores, mastoplastia em mama oposta após reconstrução da contralateral em caso de lesões traumáticas e tumores e exérese de nódulo.”

 

Deixar de garantir a cobertura prevista no rol é configurada infração passível de penalidade. Portanto, no entendimento da ANS, esta cobertura é a listagem mínima obrigatória de exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos consumidores, indispensáveis ao diagnóstico e ao tratamento das doenças que compõem aClassificação Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial de Saúde.

 

No que diz respeito à reconstrução mamária, o rol da ANS define os procedimentos que devem ser cobertos de acordo com a Lei nº 9.656/98. Conforme definido nos incisos I e II do § 1º do artigo 10 da Lei, todas as operadoras, por meio de sua rede de unidades credenciadas, terão de prestar o serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todas as técnicas possíveis e disponíveis para o tratamento de mutilação decorrente da utilização de técnica de tratamento para câncer.

 

Neste contexto, a determinação da obrigatoriedade de cobertura para os procedimentos de reconstrução mamária relacionada ao tratamento de câncer está condicionada à reconstrução de caráter reparador, abrangendo, desta forma, os casos em que a necessidade de reconstrução decorre da retirada de nódulos suspeitos, ainda que, após conclusão da investigação histopatológica, estes não venham a ser considerados malignos.

 

Vale ressaltar ainda o Parecer 26/02 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece que não são procedimentos meramente estéticos, mas sim reparadores, aqueles destinados á “correção de defeitos anatômicos e/ou funcionais específicos, de etiopatogenia não só decorrente de acidentes, mas também de outras origens, inclusive congênitas”.

 

Nos planos regulamentados pela Lei nº 9.656/98, é obrigatória a cobertura referente às órteses, próteses e materiais especiais utilizados nos procedimentos do Rol da ANS, sendo permitida somente a exclusão de cobertura de órteses e próteses não implantáveis. Porém, de acordo com o inciso II do artigo 10, a Lei faculta a exclusão de cobertura de procedimentos clínicos ou cirúrgicos para fins meramente estéticos.

 

Sendo assim, caso haja indicação do médico assistente para a realização dos procedimentos de reconstrução de mama com prótese ou de substituição de prótese decorrentes de lesões traumáticas e tumores (sem fins estéticos), para os planos regulamentados, há obrigatoriedade de cobertura, e a não garantia a essa cobertura pode configurar infração passível de penalidade.

 

Ressalta-se que, no caso de divergências entre o médico solicitante e a operadora do plano de saúde, elas devem ser resolvidas pelo procedimento definido na Resolução CONSU nº 8, de 04 de novembro de 1998, a qual estabelece em seu Artigo 4º, Inciso V que, em caso de discordância médica a respeito do procedimento a ser autorizado, um terceiro médico escolhido por ambas as partes deve ser consultado para a resposta final.

 

No caso de planos celebrados antes de 02 de janeiro de 1999 e não regulamentados, é necessário verificar se o contrato mencionado possui a cobertura de cirurgia para a reconstrução mamária como parte integrante do tratamento oncológico ou se faz referência de forma mais ampla à cobertura para todos os procedimentos de reabilitação pós-tratamento oncológico cirúrgico, situações nas quais estaria contemplada a cobertura.

 

Nesses casos, deve-se seguir estritamente o que consta no texto do instrumento jurídico celebrado entre as partes. Por fim, vale acrescentar que a decisão da Agência sobre situações dessa natureza em planos não regulamentados pode diferir das conclusões em esfera judicial.

Convenção é palco do anúncio dos vencedores das premiações promovidas pela Confederação

Convenção é palco do anúncio dos vencedores das premiações promovidas pela ConfederaçãoAlém da programação técnica, a plenária principal da 41ª Convenção Nacional Unimed, que acontece entre os próximos dias 25 e 29, em Fortaleza (CE), também será palco para a entrega dos troféus aos vencedores das seis premiações promovidas pela Unimed do Brasil.

 

O Prêmio Alberto Urquiza Wanderley de Comunicação acaba de divulgar os dois finalistas em cada uma de suas oito categorias – Intranet, Jornal, Jornal Mural, Memória, Newsletter, Publicação Especial, Relatório de Gestão e Revista -, que podem ser vistos no último Boletim Mais Informações Comunicação (clique aqui - para acessar).

Outro que anunciou seus finalistas foi o Prêmio Nilo Marciano de Oliveira de Marketing. No hot-site da iniciativa é possível conferir as Unimeds que estão competindo nas categorias “campanha publicitária”, “estratégia de ativação de patrocínio”, “ações no meio digital”, “ações de relacionamento com o cooperado ou cliente” e “ação promocional”.

Por sua vez, o Jeber Juabre Experiências de Sucesso congratulará os três melhores trabalhos pontuados em suas respectivas categorias e apresentará vídeos sobre eles, sendo: “Unimed Santa Bárbara D´Oeste e Americana  – Automação de Consultórios - eMed”, categoria Operacional; “Unimed Belo Horizonte - Alô Saúde: Unimed BH desliga o achômetro e põe os médicos na linha com os clientes”, categoria Relacionamento com o cliente ou prospect; e “Unimed Ribeirão Preto – Um Programa de Atenção ao Médico Cooperado”, categoria Cooperado.

 

O Prêmio Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação também já tem seus vencedores, que receberão os troféus durante a Convenção nas categorias “Capacitação”, “Cidadania e Educação” e “Educação Cooperativista”, sendo, respectivamente, Federação Rio, Unimed Leste Fluminense e Unimed Amparo.

 

Os ganhadores do 1º Prêmio Unimed – Prática em Gestão de Pessoas em cada uma das três categorias da iniciativa já foram informados da conquista, sendo eles: categoria Atração, Remuneração e Carreira – Federação das Unimeds do Estado de São Paulo e as Unimeds de Blumenau, Belém e Fortaleza; categoria Desenvolvimento Técnico e Operacional – Singulares de Londrina, Grande Florianópolis, Goiânia e Rio; e categoria Fortalecimento da Cultura e Disseminação do Cooperativismo – Unimeds João Monlevade, Cuiabá e Goiânia.

 

Por fim, das 216 Unimeds certificadas com o Selo de Responsabilidade Social 2011, 16 vão levar o Prêmio Djalma Chastinet Contreiras nas três categorias previstas na iniciativa. Assim, as Unimeds que conquistaram o troféu por alcançarem o estágio 4 nos indicadores de RS são: a Central Nacional Unimed e as Singulares de Belo Horizonte,  Blumenau, Campinas, Cuiabá, Grande Florianópolis, Londrina, Rio, Sul Capixaba, Vales do Taquari e Rio Pardo e Vitória. Enquanto as Federações que consolidaram 100% o Balanço Social de seus respectivos estados foram: Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina; e a Unimed de destaque foi a Singular de Três Corações.

 

Confira na página da Convenção – www.unimed.com.br/convencao2011 – os horários e datas de premiações de cada uma destas seis iniciativas, bem como outras informações sobre o evento. Vale lembrar que na sessão plenária também haverá a homenagem aos profissionais do ano - RH, Advogado e Contador.

 

Fonte: Boletim Confidencial


Guia Médico ganha padronização visual e verbal

Guia Médico ganha padronização visual e verbalO Guia Médico é um dos principais pontos de contato entre a marca Unimed e seus clientes e deve, portanto, disseminar os seus principais atributos. Daí a importância dele obedecer a um padrão único e ser reconhecível em qualquer parte do país. Assim, a pedido do Comitê Nacional de Intercâmbio, a equipe de Marketing da Unimed do Brasil desenvolveu um projeto de padronização visual e verbal para este material, seguindo as regras estabelecidas no Manual de Intercâmbio Nacional, vigente desde o último dia 1º de junho. Cabe destacar, ainda, que para realizar esta ação contou com a colaboração de várias Unimeds do Sistema. Para ter acesso ao resultado deste trabalho, acesse o Portal Unimed (www.unimed.com.br): Canal do Colaborador/ Áreas/ Marketing/ Marca.

 

Além de unificar este tipo de comunicação, o objetivo desta iniciativa é eliminar as dúvidas geradas junto aos clientes por conta da diversidade de Guias Médicos. Outro ponto a destacar é que este item é um dos critérios avaliados na Classificação das Unimeds no Ranking do Intercâmbio Eletrônico, promovida pela Unimed do Brasil. No entanto, como as Cooperativas precisam de um prazo para atender à esta nova regra, o fator “padronização” não será considerado na composição da Classificação até o final deste ano, 31 de dezembro. Embora seja avaliada a disponibilização dos Guias nas Unimeds, bem como o envio do PTU A400 para nós da Unimed do Brasil, via Central de Movimentação BATCH, conforme item 10.4 – Manutenção Cadastral de Prestador no Intercâmbio Nacional – subitens 10.5.1 e 10.5.6.

 

Clique aqui para ter acesso à íntegra desta notícia publicada no Boletim do Manual de Intercâmbio Nacional.

 

Fonte: Boletim Confidencial


Canal voltado aos médicos terá melhorias para facilitar navegação

Canal voltado aos médicos terá melhorias para facilitar navegação Buscando sempre aumentar a facilidade para os usuários, o Portal Unimed preocupa-se em proporcionar cada vez mais melhorias em seus produtos e serviços. No mês de agosto, o Portal Unimed realizou um teste de usabilidade do canal voltado aos Profissionais da Saúde com membros da Câmara Técnica Nacional de Medicina Baseada em Evidências (CTNMBE).

 

O teste de usabilidade tem como foco analisar o uso, a navegação e o entendimento do usuário. Conduzido pela equipe de web designers do Portal Unimed, o teste propôs três tarefas para avaliar o tempo de navegação e as principais dificuldades encontradas pelos usuários.

 

A análise foi feita por videoconferência, entre o Portal Unimed e a Unimed do Brasil, local onde aconteceu a reunião dos membros da CTNMBE, o que permitiu a visualização da tela durante a navegação dos participantes.

Após a conclusão do teste, o Portal Unimed identificou as melhorias que podem ser realizadas na interface para facilitar a navegação e, dessa forma, torná-la o mais intuitiva possível.

 

A mesma atividade foi aplicada em outros produtos do Portal Unimed, como o Guia Médico. A prática será aplicada nas demais ferramentas e direcionada a outros públicos.

 

Fonte: Portal Unimed

Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações e Custos Assistenciais

Data: 07 a 09 de outubro
Local: Armação dos Búzios – Rio de Janeiro

Encontro dos gestores dos Hospitais Unimed do RJ e Comitê de Terapia Intensiva

Data: 07 de outubro
Local: Federação Rio

Treinamento de Conectividade Social

Data: 14 de outubro
Local: Federação Rio

Treinamento de Conectividade Social

Data: 14 de outubro
Local: Federação Rio

Reunião do Comitê Contábil Nacional

Data: 25 de outubro
Local: Fortaleza-CE

41ª Convenção Nacional Unimed

Data: 25 a 29 de outubro
Local: Fortaleza-CE
41ª Convenção Nacional Unimed
Data: 25 a 28/10/2011
Local: Fortaleza-CE
Dia do Médico
Dia do Médico
Saiba mais

Guia Médico atualizado

Estão no ar o manual e as páginas do Guia Médico Unimed. Clique na imagem para baixar os arquivos compactados.
Saiba mais

Expediente

Edição: Equipe de Mercado | Jornalista responsável: Nícia Maria
Redação: Cristina Caldogno e Juliana Menezes | Projeto Gráfico: Marketing
Diagramação: Núcleo Digital l Coordenação Editorial: Comunicação | Contato: [email protected]