Como implantar controles de monitoramento e auditoria de TI

Início NotíciasTecnologia da Informação

Como implantar controles de monitoramento e auditoria de TI


 

A velocidade que a tecnologia avança e se desenvolve fez com que o setor de Tecnologia de Informação se tornasse um dos mais estratégicos. Com o monitoramento, os responsáveis pelo setor são capazes de aliar um processamento de qualidade com o controle de dados e aplicações.

Na palestra “Implementando controles de monitoramento e auditoria de TI”, o analista de Sistemas da Unimed Federação Rio, Jefferson Fernandes de Souza, mostrou como instalar, configurar e usar ferramentas de monitoramento que garantem um resultado quase imediato na análise de todo o sistema, desde os dados, softwares e até a temperatura do computador que está sendo usado. “O objetivo do monitoramento é identificar uma interrupção no funcionamento de dispositivos ou sistemas, assim, nós podemos saber quando e porque um sistema está lento ou um problema está acontecendo por causa deste problema de desempenho. Tudo para garantir que o sistema continue sendo funcional”.

O monitoramento permite o controle e a atualização de informações, além da identificação de problemas e oportunidades que atingem diretamente os planejamentos e estratégias de uma empresa. Algumas dessas falhas impactam praticamente todas as áreas. Além deste controle, o monitoramento permite antecipar algumas instabilidades.

Além de instruir os participantes com informações precisas, Jefferson deu dicas de como deixar o monitoramento cada vez mais objetivo e funcional. “Algo importante é conseguir reduzir o número de alertas. Para só chegarem os que realmente forem necessários e, assim, não se tornem comuns. Um excesso de mensagens pode causar a falta de atenção para o que realmente é importante e pode causar algum dano no sistema.”