Palestra ressalta a importância da gestão da continuidade de TI

Início NotíciasTecnologia da Informação

Palestra ressalta a importância da gestão da continuidade de TI


 

A segurança de dados é uma das principais preocupações das empresas. Segundo uma pesquisa, no Brasil, o maior medo dos empresários é o de incidente cibernético. Esse foi o destaque da palestra: Desenvolvendo uma política de continuidade de TI, ministrada pelo sócio diretor da Trinity Cyber Security, Sergio Manoel.

Sérgio lembrou que, em 2018, incidentes como um apagão deixou mais de 70 milhões de brasileiros sem energia; um incêndio em uma empresa de sistema de dados do Sul do Brasil deixou várias empresas sem sistemas; e sequentes invasões de hackers mostraram a importância da gestão de continuidade de negócios. “Todos esses eventos mostram que é necessário ter uma segurança que garanta a continuidade dos seus negócios., principalmente, na área de TI. Hoje, a área é fundamental para o funcionamento de todas as empresas e para isso funcionar temos que analisar riscos, mapear ameaças e, mesmo assim, se algo acontecer temos que ter o controle dos dados e isso é a continuidade de negócios”.

Durante a palestra, Sérgio explicou que continuidade de negócios, é a capacidade da organização continuar entregando seus produtos ou serviços em um nível previamente definido após incidentes de interrupção. Segundo o especialista, para quem trabalha com alto grau de maturidade já sabe que tem controles preventivos e mitigatórios, isto é, se um incidente aconteceu, todos já sabem os planos para que o negócio não pare, para que o sistema continue funcionando.

Sérgio também mostrou para os participantes como elaborar uma política continuidade de tecnologia da informação, criando um grupo de trabalho formado por pessoas de diferentes áreas de atuação, não podendo faltar profissionais de recursos humanos, jurídico, tecnologia da informação, administração e segurança da informação. Assim, todos podem contribuir com as experiencias e que todos tenham conhecimento da finalidade do documento, das condições de desastres, dos objetivos da continuidade de negócios, dos prazos de revisão e das penalidades.

No fim da palestra, Sérgio concluiu mostrando como a falta da continuidade do negócio pode ser ruim para a organização. “A principal forma de motivar essas pessoas é mostrar para a alta direção o quanto ela perde caso aconteça um acidente crítico na organização de vocês. Se eu ficar sem o meu sistema principal, podemos ter impacto financeiro, impacto de imagem. Por isso, é importante identificar o que é mais crítico, verificar os impactos e convencer a alta direção que esses problemas podem ser resolvidos com o menor prejuízo para a empresa”.