Empatia como ferramenta no ganho de resultados

Início NotíciasGestão de Pessoas, Comunicação, Digital, Marketing e Sustentabilidade

Empatia como ferramenta no ganho de resultados

materia2-930x400-mercado-dia1.jpg
materia2-930x400-mercado-dia1-2.jpg

Nesta palestra, o conceito de Design Thinking foi trazido aos participantes pela fundadora da CrieMULTI e doutora em Desenvolvimento Humano, Ana Lígia Finamor. Segundo ela, não se trata de uma ferramenta e, nem apenas, uma metodologia, mas um novo modo de pensar que tem como base a empatia, a colaboração e a experimentação. “O mais importante é a experiência. Temos que fazer a diferença. Temos que observar dores e prazeres e, assim, buscar soluções. Nosso intuito é gerar uma boa experiência ao ser humano”.

De acordo com Ana Ligia, o objetivo é gerar a compreensão sobre a importância da inovação e mudança para otimizar os resultados da organização, ou seja, é uma abordagem com foco na solução do problema de forma coletiva e colaborativa em que as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto, a fim de identificar os problemas a serem solucionados, bem como criar respostas verdadeiramente inovadoras para eles. “Precisamos mudar e, para isso, precisamos de atitude. É um novo modo de pensar. Não espere precisar da mudança para mudar.

Durante o momento, um desafio foi levado aos participantes. “Fiquem todos de pé. Quando eu disser já, todos levantarão os braços o mais alto que puderem”. Em seguida, ela pediu para o grupo levantar os braços ainda mais, o que foi prontamente atendido. “Por que não levantaram mais alto da primeira vez que falei? Por que sempre esperamos algo para fazer o nosso melhor? Por que sempre esperamos uma oportunidade surgir? Hoje eu dei, mas nem sempre a oportunidade surge, por inúmeros motivos. Assim acontece com o Design Thinking”, explica ela.

Ainda segundo Ana Lígia, como abordagem o Design Thinking tem como valores a empatia, quando nos colocamos no lugar do outro, a colaboração, que é quando todos fazemos juntos ampliando nossas possibilidades, e a experimentação, que consiste em construir, estimular a criatividade e facilitar a comunicação interpessoal. “Temos que crer na possibilidade real de mudança para resolução de um problema de forma criativa, buscando o equilíbrio entre o pensamento analítico e o intuitivo”, relata.

O Design Thinking deve ser usado como ferramenta de inovação na solução de problemas, uma poderosa estratégia de gestão criada a partir das salas de reuniões de agências de publicidade no intuito de promover uma experiência mais completa para as pessoas, seja de ordem emocional, estética ou cognitiva. Sua perspectiva pragmática e humana tira o processo criativo da esfera puramente artística e o leva para um cenário funcional, o que torna possível aplicá-lo em diversas áreas corporativas com resultados muito mais sólidos e assertivos. “Em resumo, o processo é empatia, definição, ideação, prototipação, até chegar ao feedback para refletirmos. Nossas decisões são sempre centradas no ser humano. É um novo modo de pensar. Não espere precisar da mudança para mudar”, finaliza Ana Lígia.