Novas Provisões técnicas: Peona SUS e PIC

Início NotíciasFórum Atuarial, Contábil-Financeiro, Jurídico e Regulação

Novas Provisões técnicas: Peona SUS e PIC




O gerente Atuarial da Unimed Brasil, Saulo Lacerda, levou para o público as novas provisões técnicas da Peona SUS e da PIC. Ele explicou que, a partir de janeiro de 2020, as operadoras vão precisar registrar novos eventos em seus passivos, em função da publicação da RN 442 de 2018. A ideia é assegurar a solvência das operadoras, já que a Agência entende que existe a necessidade de mais reservas financeiras para cobrir possíveis riscos que não eram dimensionados pelas operadoras.

A Provisão de Insuficiência de Prêmios e contraprestações (PIC) equivale ao montante de insuficiência das contraprestações quando comparadas as despesas; e ainda a Peona SUS, Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados em atendimentos ocorridos na rede SUS, realizados na rede que é disponibilizada pela operadora.

“A provisão está obrigando as cooperativas a serem mais técnicas com a precificação. Na falta de dinheiro técnico, é necessário mais aporte”, explicou Saulo. A resolução oferece ainda uma metodologia própria de cálculo que, segundo ele, é a melhor opção neste primeiro momento.