Atenção Integral à Saúde é apresentada em cases de sucesso

Início NotíciasFórum Atuarial, Contábil-Financeiro, Jurídico e Regulação

Atenção Integral à Saúde é apresentada em cases de sucesso

imgdest-930x400-materia1-atuarial-dia2.jpg
imgdest-930x400-materia1-atuarial-dia2-2.jpg

A última mesa redonda do Fórum Atuarial, Contábil-Financeiro e Regulação contou com a presença da diretora superintendente da Unimed Itapetininga, Giselle Dominguez, do gerente médico de Promoção e Prevenção da Unimed São José do Vale do Rio Preto, Lincoln Cubiça, e da gerente da área de Produtos e Atuarial da Unimed Vitória, Lindira Santana. Mediados pelo diretor Administrativo-Operacional da Unimed Federação Rio, eles trouxeram como contribuição os modelos de Atenção Integral à Saúde (AIS) implantado em cada uma das unidades.

Giselle Dominguez, levou aos participantes o exemplo da Unimed Itapetininga que, nos últimos anos, investiu em Recursos Próprios e ressaltou que a motivação para isso partiu do cenário da saúde, que mudou muito frente às regulações da ANS, além do empoderamento do cliente e da real necessidade de repensar o modelo assistencial. A partir disso, em 2011, começaram as ações para a mudança. A ideia deste novo modelo é que o beneficiário tenha um médico que cuida da saúde por um todo, como faz o médico da família. Ele atua junto a uma equipe multidisciplinar para determinar qual o melhor cuidado para o paciente.

Além da humanização no atendimento, as vantagens deste modelo estão na sustentabilidade e no foco em resultados. Para Lincoln, o maior ganho na implantação deste modelo está associado a maior efetividade e menor custo. “Se for executado com qualidade, teremos maior êxito já que tudo se concentra em um único profissional, que indicará para um especialista e pedir os exames necessários”, destacou.

Em Vitória, a implementação deste modelo focado na atenção básica começou em 2012. Para a captação de interessados por este tipo de plano, Lindira contou que a busca foi feita dentro da própria carteira de clientes, no RH de empresas com ideais próximos. “No primeiro momento ficaram com medo e depois de verem o planejamento de prevenção, foi um incentivo para as empresas que partilham desta preocupação”, lembrou.

Lincoln ressaltou ainda que, o maior impacto do modelo focado na Atenção Integral à Saúde está na saúde populacional. “A gente fala que a Atenção Primária à Saúde não é a salvação, ainda precisamos de uma série de medidas, mas com certeza esta é a primeira”, comentou.