Uma medida simples que transforma estatísticas

Início NotíciasCongresso de Recursos Própios

Uma medida simples que transforma estatísticas


 

O simples ato de lavar as mãos pode evitar doenças e preservar a vida. Na luta para combater os riscos de contaminação e envolver a equipe na campanha de higiene das mãos 2019, o Hospital Unimed Resende decidiu inovar e promoveu um concurso de paródias. Foram 11 músicas inscritas e 65 profissionais envolvidos e os resutados ficaram acima das expectativas. Já foi possível constatar a redução no índice de infecção hospitalar.

O prêmio da equipe vencedora foi a gravação do clipe da paródia. O trabalho deu tão certo que os personagens “bactérias” passaram a fazer parte do projeto Unimed nas escolas. De acordo com a assessora de Comunicação e Marketing da Unimed Resende, Bianca Schvarstman Lopes de Oliveira “o público infantil é muito aberto ao conhecimento e se a intenção é criar o habito da limpeza das mãos é preciso começar lá no inicio. Sem contar que a criança leva o hábito para casa e cobra da família”.

Para a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Unimed Volta Redonda, Luciana da Silva Salomé “a higienização das mãos é uma medida de prevenção primária. Os dados da OMS dão conta que 500 mil pessoas são infectadas por dia e com o simples ato de lavar corretamente as mãos, esses números caem em 50%”.
Na unidade, as campanhas medem o conhecimento do profissional sobre a importância da iniciativa e quando é detectada alguma falha, são realizados treinamentos e capacitações que sensibilizem e motivem o colaboraror sobre sua responsabilidade no processo. Um exemplo é o hábito da limpeza do aparelho celular que também contribui para manter a higiene das mãos.

O Hospital Unimed Petropolis, todos os anos promove uma grande campanha voltada para a limpeza adequada das mãos e a cada ano a iniciativa é repensada na busca de resultados mais promissores. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Unimed Petropolis, Jeniffer Roque Alonso, afirmou que “com o objetivo de conscientizar os profissionais, em 2018 e 2019, a unidade realizou uma gincana, que durou 4 semanas e alcançou 400 colaboradores com tarefeas práticas, teóricas e ações solidárias voltadas para a comunidade e que já é possivel observar mudanças significativas”.