Gestão de clinicas e os novos desafios

Início NotíciasCongresso de Recursos Própios

Gestão de clinicas e os novos desafios

materia3-930x400-congresso-dia1.jpg
materia3-930x400-congresso-dia1-2.jpg

Diretor Administrativo-Operacional Unimed Federação Rio, Gilson de Sousa Lima abriu o Congresso de Recursos Próprios mostrando as mudanças no perfil demografico do brasileiro nas ultimas décadas. A queda nas taxas de mortalidade trazem fatores novos como aumento do número de doenças cronicas, vítimas de violencia urbana e as o surgimento de doenças infecciosas.

A mudança de cenário também exige uma mudança radical no modelo de gestão. Assim, Gilson de Sousa Lima destaca que “se antes o objetivo dos planos de saúde era o combate à doença, hoje o foco é a prevenção”. Com isso surge a necessidade de buscar eficácia, efetividade e eficiencia e isso só se consegue a adoção sistemática de protocolos clinicos e a coodenação das equipes de saúde.

A padronização clínica coopera para a ampliação de resultados satisfatórios e diminuem os custos. Gilson de Sousa Lima, afirmou que o desafio da implementação de protocolos estaduais nos serviços proprios, deve apresentar baixa variabilidade e respeito às caracteristicas e complexidade de cada um do envolvidos.