Cuidado de saúde baseado em valor, uma exigência contemporânea

Início NotíciasPlenária

Cuidado de saúde baseado em valor, uma exigência contemporânea




O cuidado baseado em valor surge como uma alternativa em substituição ao modelo atual, focado em serviços, onde os prestadores são estimulados a pedir mais exames e procedimentos e são recompensados diretamente com o volume de atendimento. Para o superintendente de Provimento da Seguros Unimed, Luiz Fernando Rolim, “este modelo é insustentável, pois gera descompromisso com o serviço que está sendo prestado e é preciso mudar essa realidade”.

Esta revisão é um dos maiores desafios financeiros nos sistemas de saúde mundial, mas não é intransponível. Rolim lembra que “quando se começa um processo de mudança é aconselhavel partir de áreas de melhor retorno”. A transição para uma aborgagem na qualidade e valor deve começar com o os testes de modelo de atenção e, ao longo de cinco anos, incorporá-los em um número crescente de práticas.

Um exemplo citado foi o modelo canadense, onde o processo de mudança vem desde a formação do profissional e privilegia a qualidade dos procedimentos pedidos e não a quantidade.

O presidente da Unimed Volta Redonda, Luís Paulo Tostes, também defende a urgência nas mudanças. “É necessário repensar o modelo com o qual estamos trabalhando”. O ditado é melhor previnir do que remediar, mas quando se trata de saúde, muitas vezes, o melhor e necessário é acompanhar o desenvolvimento das necessidades do paciente.

Para o presidente da Unimed Nova Friburgo, José Manes, “apesar das dificuldades, é preciso se adequar. Medir e coletar dados corretamente, criar padões para acompanhar processos e detectar falhas contribui para um resultado assistencial mais eficiente”.