Lição de Vida na Palestra Sonhos com Direção – Base – Caminho – Meta

Início NotíciasPlenária

Lição de Vida na Palestra Sonhos com Direção – Base – Caminho – Meta


 

A fundadora e presidente do Pró Criança Cardíaca, Rosa Célia, deu uma verdadeira aula de fé e perseverança na palestra “Sonhos com Direção – Base – Caminho, Meta”. Nascida em Alagoas, Rosa Célia se mudou para o Rio de Janeiro com a família aos cinco anos. A infância difícil, vivida em um orfanato, não ofuscou o sonho de estudar medicina, pelo contrário, fez dela uma mulher mais forte e determinada. “Várias pessoas me ajudaram no caminho, elas viam alguma coisa em mim e isso sempre me ajudou a ir mais longe”, relembra.

Rosa Célia não só se formou em medicina, como alçou voos mais longos, trabalhou em Londres, em Houston e, de volta ao Brasil, passou a atender as crianças carentes com problemas cardíacos. Mas ela não estava satisfeita, queria mais. Com muito foco e garra, em 1996, fundou o Pró Criança Cardíaca. Em 22 anos, foram mais de 15 mil crianças, 29 mil atendimentos ambulatoriais e 1,5 mil cirurgias. Em 2001, foi inaugurada a sede própria do Projeto, mas foi em 2006 que nasceu a necessidade de ter também um hospital próprio. Foram oito anos entre a aquisição dos prédios, a arrecadação de verba e a construção do Hospital Pediátrico Pro Criança, em 2014.

Durante a palestra, Rosa Célia arrancou risadas da plateia ao dizer que parte do seu sucesso vem do fato de ter aprendido a ficar de boca fechada em muitas situações. “Se você não pode ajudar aos outros, cala a boca e não atrapalha”, afirmou. Mas o segredo do sucesso vai muito além disso. Ela ressaltou a importância de reconhecer o papel de cada pessoa dentro de um ambiente de trabalho. “Nada funciona sem liderança, sem equipe. Precisamos mudar essa mentalidade de que uma pessoa é mais importante que a outra, porque, na verdade, uma depende da outra”, disse.

Além disso, a fundadora e presidente do Pró Criança Cardíaca, lembrou da importância da base, da formação acadêmica e de valores, que devemos ter em casa; da persistência e resiliência, que é necessária durante o caminho, e do foco e da determinação para alcançar as metas. Ao final da palestra, foi aplaudida de pé, recebendo todo o carinho dos participantes do evento.