Notícias

Informe MOVIMENTO – Fique por dentro de todos os momentos do evento

Prêmio Melhores Práticas

Em 1º de setembro, durante o encerramento do XXVIII SUERJ, ocorreu, em Angra dos Reis, mais uma edição do Prêmio Melhores Práticas. Durante a cerimônia de reconhecimento foram entregues os troféus às Singulares que apresentaram as atividades mais bem executadas ao longo do ano. O evento aconteceu após o término dos fóruns e reconheceu os frutos do trabalho das Federadas fluminenses que têm se destacado nos processos de gestão, os quais representam a inovação e o crescimento da cada cooperativa. Saiba mais.

Mesa redonda debate integridade e transparência na gestão

A mesa redonda sobre o “Programa de Integridade como ferramenta de gestão de riscos, fraudes e corrupção” contou com a participação de palestrantes com atuação de excelência em suas áreas. Saiba mais.

Abertura do XXVIII SUERJ

A solenidade de abertura do XXVIII SUERJ aconteceu, em 30 de agosto, no Hotel Vila Galé Eco Resort de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Realizado pela Unimed Federação Rio, o evento superou as expectativas e reuniu cerca de 600 participantes entre executivos, dirigentes, autoridades, expositores, acompanhantes e técnicos do Sistema Unimed e empresas parceiras. Saiba mais.

  

Confira todas as matérias.

 

Feira de Negócios movimenta o evento

O corredor do andar principal do encontro conta mais um ano com estandes de empresas de todo o país para gerar atualização acerca de novos produtos, troca de experiências e fechamento de negócios entre as cooperativas do Sistema Unimed presentes.

Saiba mais.




Solenidade abre XXVIII SUERJ com assuntos relevantes ao Sistema Unimed

A solenidade de abertura do XXVIII SUERJ aconteceu, em 30 de agosto, no Hotel Vila Galé Eco Resort de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Realizado pela Unimed Federação Rio, o evento superou as expectativas e reuniu aproximadamente 550 participantes entre executivos, dirigentes, autoridades, expositores, acompanhantes e técnicos do Sistema Unimed e empresas parceiras.

A importância da realização deste evento e a participação dos parceiros foram destacadas pelo presidente da Unimed Federação Rio, Emilson Ferreira Lorca, durante a cerimônia de abertura. “Todos os dirigentes do sistema, colegas membros dos conselhos e representantes das Federações, dirigentes de Singulares de vários pontos do país, vocês representam para nós a recuperação da credibilidade da nossa Federação e a expectativa de que os caminhos que, ao lado de Gilson, Tales, Oscar, Paulo Wesley, juntos percorremos nessa caminhada para conduzir a bandeira do nosso estado a um ponto de destaque. Não posso deixar de mencionar a relevância e a excelência do nosso corpo funcional, na Unimed Nova Iguaçu e também na Federação Rio. Todos vocês são parte integrante e principais artífices como mola propulsora para o nosso crescimento. Vocês tem o DNA da marca Unimed. Lembro com satisfação que o estado realiza hoje o evento com maior numero de participantes em toda a sua trajetória. Isso é motivo de orgulho, satisfação e se deve exclusivamente a forma com que todos vocês nos distinguiram. Cito a forma equilibrada, correta e exitosa que os colegas das empresas maiores do Sistema vem imprimindo em suas gestões. Precisamos sim, em uníssono, buscar trilhar os caminhos que vocês desenharam, na certeza que os horizontes projetados possam nos trazer maturidade, profissionalização e honestidade de propósitos. E ao contrário da crise moral que atropela nosso país, possamos ser vistos sim, como organizações que impõem o seu modelo de negócio, a seriedade, a honradez e a esperança de dias melhores”, falou Lorca.

O momento contou com a participação da cooperativa de músicos UniJazz, que foi responsável por tocar o hino nacional durante a solenidade.

A mesa da cerimônia de abertura foi composta pelo presidente da Federação Rio, Emilson Lorca, o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, o presidente da Unimed Angra dos Reis, anfitriã do evento, Adilson Bernardo, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Vinícius Mesquita, o presidente da Unimed Participações, Nilson May, o presidente da Unimed Seguros, Helton Freitas, o diretor Administrativo-Financeiro da Central Nacional Unimed, Marcio Pizzato, o diretor Administrativo-Operacional da Unimed Federação Rio, Gilson Lima, o diretor de Mercado e Tecnologia da Informação da Unimed Federação Rio, Paulo Wesley Bragança, e o diretor de Integração e Intercâmbio da Unimed Federação Rio, Tales dos Santos.

Texto: Guilherme Bernard



Feira de Negócios movimenta o primeiro dia de evento

O corredor do andar principal do encontro conta mais um ano com estandes de empresas de todo o país para gerar atualização acerca de novos produtos, troca de experiências e fechamento de negócios entre as cooperativas do Sistema Unimed presentes.

No total, 12 marcas expõem seus serviços sendo elas Sescoop, Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Unicred, Libbs, Uniair, T-Health, ProntoBaby, Hogar, Hospital Unimed Volta Redonda, Faculdade Unimed e DASA.

Para o presidente do Sistema OCB Sescoop RJ, é sempre um prazer estar envolvido nas ações da Unimed Federação Rio. “A organização é referência no cooperativismo do estado do Rio de Janeiro, assim como as Singulares. Hoje, a Unimed é uma balizadora do mercado de saúde. Ela vem mostrando a cada dia que, para conseguir bons resultados, é necessária ousadia. Estamos muito felizes por poder acompanhar tudo isso”.

“Participamos com orgulho de mais um SUERJ. Evento esse funciona para aumentar a intercooperação entre as Unimeds e a nossa entidade nacional. Neste ano, modificamos nossa participação e criamos um espaço em nosso stand, onde podemos conversar com as Federadas a respeito de assuntos de relevância operacional. O orgulho define a CNU diante do evento da Unimed Federação Rio”, pontuou diretor Administrativo e Financeiro da Central Nacional Unimed, o Márcio Pizzato.

Texto: Marianny Mesquita


Titulo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae placerat augue. Aliquam vel scelerisque ex. Aenean sollicitudin vitae lorem ut aliquam. Curabitur viverra ex ut ante molestie interdum. Donec dui elit, pharetra nec velit at, egestas vehicula nibh. Ut id sapien pharetra ipsum consectetur bibendum. Sed sit amet nulla quam. Phasellus vitae porta ligula. Cras tincidunt consectetur nibh placerat imperdiet. Pellentesque vulputate, nunc eu rhoncus sollicitudin, magna urna semper tortor, ut mollis mauris libero eu ex.

Donec molestie egestas tortor, sit amet auctor metus malesuada nec. Cras vestibulum tristique sapien. Nulla sed orci a diam rhoncus semper sit amet ac arcu. Curabitur scelerisque euismod lacinia. Quisque tempus dui vitae augue lacinia, eu accumsan nibh auctor. Duis in lobortis odio. Fusce id felis nunc. Fusce dapibus nisl congue, convallis augue lobortis, tempor ligula. Curabitur auctor tellus at suscipit tempus. Ut dictum fermentum gravida.

Pellentesque lacinia, sem sit amet tempus sodales, felis nulla dapibus tellus, non mollis massa erat vitae velit. Nam ut malesuada ex, eu mollis mauris. Mauris pellentesque venenatis vulputate. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Ut accumsan tortor et malesuada tristique. Nam eu lacus suscipit, lacinia lectus id, ultrices orci. Sed a enim sed felis viverra egestas nec eu turpis. Ut a elementum nisl. Pellentesque pulvinar sit amet nisi vel lobortis. Pellentesque mollis interdum luctus. Nulla pretium dolor ac turpis congue, ac posuere massa finibus. Praesent suscipit erat dui, sed porta odio blandit at. Etiam in vehicula ante. Mauris sit amet sodales dui, et luctus nibh. Donec id aliquet nisi.

Assinatura



Unimed Federação Rio entrega Prêmio Melhores Práticas

Em 1º de setembro, durante o encerramento do XXVIII SUERJ, ocorreu, em Angra dos Reis, mais uma edição do Prêmio Melhores Práticas. Durante a cerimônia de reconhecimento foram entregues os troféus às Singulares que apresentaram as atividades mais bem executadas ao longo do ano. O evento aconteceu após o término dos fóruns e reconheceu os frutos do trabalho das Federadas fluminenses que têm se destacado nos processos de gestão, os quais representam a inovação e o crescimento da cada cooperativa.

Com critérios de participação e avaliação, a premiação contou com a participação de 19 cooperativas do estado e que concorreram a oito categorias, com seus trabalhos inscritos. Foram elas Costa Verde, em Atendimento e Intercâmbio, Volta Redonda, em Gestão de Pessoas e Controladoria, Campos, em Sustentabilidade, Araruama, em Órteses Próteses e Materiais Especiais (OPME), Cabo Frio, em Regulação, Campos, em Tecnologia da Informação, e a Unimed Barra Mansa, em Auditoria.

Houve também a entrega do Selo Destaque às Unimeds que concorreram em cinco ou mais categorias. Após somarem as pontuações, por colocação e participação, foram premiadas as Unimeds Barra Mansa, com Ouro e 26 pontos, Araruama, com Prata, sendo 23 pontos, e, empatadas, ficaram Campos e Volta Redonda, com o Selo Bronze, que somou 22 pontos.

O Prêmio Melhores Práticas, idealizado pela Unimed Federação Rio, é resultado de uma gestão empreendedora, que prioriza a união e o progresso coletivo, além de vivenciar os princípios cooperativistas. Já consolidado entre as Singulares do estado, este reconhecimento foi iniciado em 2009. O objetivo do PMP é fortalecer o Sistema Unimed fluminense com o intuito de observar e incentivar o desenvolvimento da cooperativa, a adoção de controles internos eficientes, manutenção da regularidade no cumprimento das obrigações legais e fiscais e a busca pela melhoria da situação econômico-financeira, impactando na sustentabilidade do negócio.

De acordo com o superintendente da Unimed Barra Mansa, Fernando Moreira, a premiação é tida como referência no Sistema Unimed. “Temos nos destacado nos últimos anos. Jamais deixamos de receber uma premiação em uma edição sequer, e, em 2017, fomos a Singular que mais ganhou troféus. O Prêmio Melhores Práticas, de alguma forma, pode balizar o nosso tamanho, a qualidade do trabalho realizado, nosso Jeito de Cuidar. É um ponto de referência para que busquemos melhorias contínuas. É importante destacar nossas equipes, pois elas fazem parte de tudo isso. O que colhemos hoje são frutos do que plantamos há dez, doze anos”.

Texto: Guilherme Bernard



Mesa redonda debate integridade e transparência na gestão

A mesa redonda sobre o “Programa de Integridade como ferramenta de gestão de riscos, fraudes e corrupção” contou com a participação de palestrantes com atuação de excelência em suas áreas.

A gestora de governança, riscos e compliance da Unimed Belo Horizonte, Vivian Nivele Andrade Pulit, destacou que muitas marcas têm a sua reputação lesada por adotarem conduções erradas. Ela recomenda que todas as Unimeds tenham um Programa de Integridade, já que “quando sai uma notícia ruim na mídia, todo o sistema Unimed é afetado”.

A gestora lembrou que um dos pilares do programa compliance é o comprometimento com a ética e a integridade. “Quando fazemos parte de uma equipe, temos um código de conduta que vale para todos”, ressaltou.

A gerente executiva de gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos, Ana Lucia de Melo Custodio, explicou que “a proposta do Instituto é gerar benefícios, não só para instituições, mas para toda a sociedade”. O Ethos atua na gestão responsável, integridade, direitos humanos e na área ambiental.

A Unimed adotou o programa Promoção da Integridade em suas cooperativas e, em um ano, foram feitas grandes evoluções. “Elas são percebidas em termos de desempenho no sentido da transparência e combate à corrupção, entre muitos outros indicadores”, ressaltou Ana Lucia completando que há grupos ainda focados apenas no cumprimento da legislação, quando deveriam ir além.

Também participaram o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem, e o sócio e responsável técnico da Complance Total, Wagner Giovanini.

Procurador fala de Justiça e transparência

Com o tema “Ministério Público na Gestão Pública Contemporânea”, o procurador-geral de Justiça do MP do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem, destacou a importância da transparência e afirmou que “o MPRJ busca dar condições para que a população seja parceira na fiscalização de tudo o que acontece”.

Gussem mostrou, em slides, a modernização do portal do MPRJ, que conta com a geolocalização. “Essa é com certeza a democratização da informação e do conhecimento”, afirmou o procurador-geral.

Wagner Giovanini: prejuízos da corrupção

O sócio e responsável técnico da Complance Total, Wagner Giovanini, ressaltou o prejuízo que a corrupção traz para o país. Baseado em estudos, afirmou que a perda chega a R$ 200 bilhões por ano. “Se não tivéssemos corrupção, teríamos o dobro do investimento em áreas como Saúde, Educação, ciência e tecnologia, e Segurança Pública. Poderíamos ter um país muito melhor”, ressaltou. No universo empresarial, ele destacou que a legislação vem mudando para reprimir esse tipo de crime.

Texto: Fernanda Soares